Home > Destaque > Sistematização define propostas que serão apreciadas no 9º CNP

Sistematização define propostas que serão apreciadas no 9º CNP

CNPNa sexta-feira (22), durante a “Sistematização Nacional das Propostas Estaduais do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP)”, os quatro grupos de trabalho (GTs) apresentaram as 82 propostas que serão apresentadas na primeira etapa do congresso, em Foz do Iguaçu (PR).

No decorrer dos trabalhos, os coordenadores das Comissões Organizadoras Regionais, membros dos grupos de trabalho e analistas do Confea compilaram as 439 propostas que foram enviadas pelos Congressos Estaduais de Profissionais (Ceps), que foram realizados de abril a junho em todos os estados.   O GT 1, coordenado pelo membro da Comissão Organizadora Nacional do 9º CNP, Fernando Juliatti, destacou a importância do trabalho da Sistematização Nacional das Propostas Estaduais do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). “Essa fase do processo é importante para organizar os assuntos que serão discutidos. De 125 propostas conseguimos resumir em 21”, explicou o coordenador.

O conselheiro federal William Alves, que esteve à frente do GT 2, acredita que a Sistematização contribui para a otimizar as discussões no CNP. “A partir das discussões no Congresso o plenário do Confea poderá rever os rumos dos trabalhos para manter a sintonia com os anseios dos profissionais”, disse o conselheiro. O GT 2 iniciou os trabalhos com 113 contribuições regionais e conseguiu compilar em 18.

Já o GT 3,  coordenado pelo coordenador do Cep-MG, Carlos Rossi, depois de analisar 108 propostas conseguiu compactá-las em 24. “Foi um trabalho árduo, pois são muitos os conteúdos recebidos e é preciso cuidado para adequar ao número previsto, sem alterar o mérito”, explicou Rossi. O coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Florestal do Confea, Glauber Pinheiro, que também compõe a Comissão Organizadora Nacional do 9º CNP, liderou os trabalhos do GT4 e falou sobre o trabalho. “É a primeira vez que participo da Coordenação Nacional do CNP e tenho achado o trabalho bem organizado. Se todos os grupos conseguirem condensar as propostas como fizemos – de 106 resumimos em 20 propostas – acredito que a discussão será bem rica no CNP”, disse o coordenador.

Agora, a equipe de analistas ficará responsável por organizar o conteúdo das 82 propostas, para que sejam compartilhadas com os delegados regionais e todos os envolvidos na discussão. Essas propostas serão apreciadas durante o CNP, que será realizado de 01 a 03 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

 

Sobre o CNP e a Sistematização

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais

Desde abril, os Regionais têm promovido os Ceps, que são os eventos preparatórios para o CNP. Os Ceps representam a mobilização dos profissionais em seus estados e que o número de propostas – centenas – foi reduzido até 20 por unidade da federação. Durante a realização dos 27 congressos estaduais, foram aprovadas 439 propostas estaduais que foram recebidas pela Comissão Organizadora Nacional.

 

 

Check Also

INBEC abre inscrições para a 4ª turma do MBA em Plataforma BIM

Com a evolução das ferramentas tecnológicas podemos afirmar, nos dias atuais, que o conhecimento do BIM …