Tem início no Recife a 5ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

capaTeve início, na manhã da segunda-feira (27), a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea /Crea e Mútua, que acontece no Dorisol Recife Grande Hotel, localizado em Piedade, no Recife-PE, até a quarta-feira (29). O encontro nacional tem como objetivo , a discussão os desafios e inovações da Engenharia e da Agronomia e das áreas tecnológicas em nível nacional. Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-PE e anfitrião do evento, José Mário Cavalcanti, o presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Júlio Fialkoski, o coordenador do Colégio de Presidentes, presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, o coordenador Adjunto do CP, presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto, e o diretor de Tecnologia da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Antônio Salvador da Rocha.

Primeiro a falar, o presidente em exercício do Confea, engenheiro Júlio Fialkoski ressaltou a necessidade de, após a Copa do Mundo, o processo eleitoral do País e o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, que será concluído no próximo mês, retomar os trabalhos em todas as esferas do País. O coordenador Adjunto do CP, Telamon Firmino Neto, se colocou à disposição de todos com votos de bom trabalho para todo o grupo.

O presidente do Crea-PE, José Mário falou da honra de receber todos e deu início a sua palestra de abertura saudando a todos os pres_MG_6077entes e agradecendo o apoio e o empenho de todos os colaboradores que organizaram o evento. Em seguida o presidente do Crea-PE Mário fez uma retrospectiva político-econômica do Estado pernambucano, passando pelas grandes batalhas, o desenvolvimento econômico e os grandes investimentos estruturadores que deram ao Recife o status de cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre as capitais da Região Nordeste. Concluiu ressaltando importantes aspectos da cultura pernambucana, como o artesanato, o carnaval, os ritmos e os grandes destaques da música, da literatura, entre outros. “Os pernambucanos, além de serem conhecidos pela sua receptividade, estão também preparados para oferecer toda estrutura necessária e tornar a estadia dos seus ilustres visitantes além de incomparável, agradável e inesquecível. Esta é a nossa terra. Este é o nosso lugar. Este é Pernambuco. Sejam todos bem-vindos!”, disse o presidente José Mário, agradecendo a presença de todos.

_MG_6113Em seguida José Mário passou a palavra ao professor Mário Antonino para falar sobre as questões do Semiárido nordestino e o projeto de publicar exemplares de manuais que tratem das diversas formas de convivência com a Região. Concluída a fala do professor, José Mário passou às mãos do coordenador do CP, Jorge Silveira, a versão preliminar do primeiro exemplar a ser lançado no próximo dia 11 de dezembro, em comemoração ao Dia do Engenheiro.

Ainda no dia hoje serão debatidos assuntos relativos à Lei nº 12.514/2011, Decretos federais nºs 23.196/33 e 23.569/33 e a Resolução nº 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entre outros.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE