Crea-PE

Terça no CREA ofereceu palestra sobre saneamento e tubulações

O CREA-PE ofereceu, ontem (12), a palestra “Infraestrutura de macrodrenagem – tubos corrugados de polietileno de alta densidade como soluções nas construções”, com o Engenheiro Civil e Gerente Regional da Tigre ADS, Gabriel Figueiredo.

O evento, que faz parte do Terça no CREA, recebeu profissionais e estudantes interessados no assunto e contou com temas ligados aos sistemas principais do saneamento básico, as infraestruturas de drenagem das águas pluviais e aos desafios relacionados às enchentes que ocorrem em Pernambuco.

Além disso, foi tratada a Lei 11.445/07 – Lei Federal do Saneamento Básico, o Plano Nacional de Saneamento Básico – PNSB, o Plano Diretor de Drenagem Urbana – PDDU e o Decreto Nº 8.629/15.

Ainda na ocasião, o engenheiro civil, mostrou as diferenças entre os tubos corrugados e os tubos de concretos usados para o transporte de águas pluviais e esgoto. Para ele a primeira opção é mais viável devido às seguintes vantagens: redução no custo de mão de obra e de equipamentos, redução de diâmetros e inclinações no projeto, redução de escavação, reaterro e bota-fora, velocidade de instalação, além dos ganhos indiretos.

Ao final do evento o palestrante abriu espaço para perguntas entre os participantes e sorteou dois livros.

 

Palestrante Gabriel Figueiredo e sorteados José Almir Ramos e Luciana Grosse

Pular para o conteúdo