Terça no Crea promove debate sobre as vantagens das certificações na construção

TERCANOCREA_1204As vantagens da certificação no segmento da Construção foi o tema do projeto Terça no Crea desta semana. Na noite desta terça-feira (12), o engenheiro e consultor Valério Garcia Brisot abordou  para o público, formado por estudantes e profissionais das áreas tecnológicas, os assuntos de “Gestão e tendências”, “Sistema de Gestão da Qualidade”, “NBR ISO 9001:2015” e “Certificações na Construção Civil”. Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, que está participando da reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua até esta quarta-feira (13), foi representado pelo 2° vice-presidente do Crea-PE, Luiz Antonio de Melo, que fez a abertura oficial da noite.

Além de Luiz Antonio de Melo e Valério Brisot, ainda compuseram a mesa de abertura o diretor do OPortoBrazil, Roberto Mo Moenese, e o superintendente da Conic, Luiz Dutra. Em sua fala, Valério destacou a importância da gestão focada em quatro pilares: qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, como fundamentais para  o bom desenvolvimento das organizações e sistemas. Ainda em sua apresentação, Valério fez importantes observações sobre as dificuldades de manter um sistema de gestão eficaz.

Valerio_brisotCom base nos conceitos de documentar processos, treinar, verificar, auditar, corrigir, prevenir e melhorar, o consultor explicou de maneira didática os conceitos gerais da ISO 9000. Brisot ainda destacou a importância da certificação. “É um modelo de gestão reconhecido internacionalmente em mais de 160 países. Só aqui no Brasil mais de 40 mil certificados da ISO 9001 foram emitidos.

Para finalizar, o consultor apresentou algumas certificações voltadas exclusivamente para o setor da construção, como a Procel Edifica, Aqua, entre outras. “As principais vantagens da sua construção ter a certificação é credibilidade, controle, oportunidade e redução de custos. Por isso, certificação é fundamental para quem quer crescer e se destacar no mercado”, explica Brisot.

O projeto Terça no Crea é desenvolvido pela Assessoria de Políticas Institucionais do Conselho.