Terça no Crea traz como tema Elementos da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10

Os Elementos da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10, foi o tema do Terça no Crea desta semana (20.11). A palestra realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), contou com a palestra de Domingos Gama, Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho pela Politécnica – UPE, que falou sobre a importância dos profissionais de estarem atentos as constantes alterações das NRs, mantendo-se atualizados e por dentro das novas tecnologias que estão surgindo.

A Norma Regulamentadora 10, que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade possui como objetivo principal regulamentar quanto à segurança dos serviços que de algum modo envolvam a eletricidade. Assim fazendo, essa norma também tem como responsabilidade garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos profissionais que estão envolvidos de forma direta ou indireta na prestação desse tipo de atividades.

No papel evolutivo das NRs, a integração das mesmas, vem sendo priorizados em muitas empresas e indústrias, para que o Prontuário das Instalações Elétricas seja seguido à risca e as medidas de controle coletivas estejam cada vez mais integradas, ou seja, que as competências de Segurança e Eletricidade possam trabalhar cada vez mais juntas e complementares. O PH, como é chamado o profissional habilitado, que são os engenheiros eletricistas ou os engenheiros eletrotécnicos, são os únicos profissionais que podem, de fato, trabalhar com a NR10.

Segundo Domingos, trabalhar com eletricidade é se atualizar todo dia, pois estar atento as modificações tem uma influência direta com a segurança deste profissional, onde as normas estão sempre sendo revistas e atualizadas, e a valorização dos projetos e as tecnologias envolvidas são as características mais exigidas no mercado de trabalho para esses profissionais.

O evento contou com a participação do stand da WA Turismo, Intercâmbios e Idiomas, parceira do CREA-PE, que promoveu descontos e promoções especiais aos convidados presentes, e também com os sorteios de 5 cursos técnicos na área de Segurança do Trabalho, realizados pela outra empresa parceira, a Rangers SMS, para os profissionais vinculados ao Conselho e com suas anuidades em dia.