Câmara Municipal do Recife presta homenagem ao Dia do Engenheiro

_MG_1686
Vereador e Conselheiro do Crea-PE, Jurandir Liberal (PT), na Reunião Solene em homenagem ao Dia do Engenheiro

Na Reunião Solene de homenagem ao Dia do Engenheiro, promovida pelo vereador e engenheiro Jurandir Liberal (PT), na Câmara de Vereadores do Recife, foi concedido o Título de Cidadão Recifense ao engenheiro eletricista, sindicalista e historiador Roberto Luiz Freire de Carvalho, na última quarta-feira (11).

A reunião foi presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN), que abriu os trabalhos chamando à mesa o autor do Decreto Legislativo n° 686/2014, o vereador Jurandir Liberal (PT), o deputado federal Fernando Ferro (PT), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, o presidente eleito do Crea-PE para o triênio 2015/2017, Evandro Alencar de Carvalho, e o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Rodrigues de Freitas.

Em seu pronunciamento, o vereador Jurandir Liberal lembrou a importância da Engenharia para o desenvolvimento do País, assim como sobre o orgulho de pertencer a categoria. “O Dia do Engenheiro é comemorado nesta data por ter sido neste dia, no ano de 1933, promulgado o Decreto Federal n° 23.569, que regulamenta o exercício da profissão. A Engenharia está presente no cotidiano de todos, nos diversos setores. Na construção civil, nas nossas casas, na drenagem e contenção de encostas, na distribuição de energia elétrica e no desenvolvimento da agricultura. Enfim, a Engenharia está presente no desenvolvimento do País”, destacou Jurandir Liberal.

_MG_1701
Entrega do Título de Cidadão Recifense sendo feita ao engenheiro eletricista Roberto Luiz Freire, pelo vereador Jurandir Liberal

Ainda dentro do pronunciamento, o vereador prestou homenagem ao engenheiro eletricista, historiador e sindicalista Roberto Luiz Freire, natural de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que veio ao Recife ainda menino 1968. “Formou-se engenheiro eletricista, foi presidente do sindicato dos engenheiros de 2002 a 2004, e, atualmente, é o vice-presidente do Senge-PE, além de ser vice-presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e de ser filiado ao PT e defender, dentro da categoria, as bandeiras do partido”, afirmou Liberal.

_MG_1737
Engenheiro eletricista Roberto Luiz Freire fazendo seu pronunciamento de agradecimento pela homenagem e título de cidadão recifense

O homenageado e novo cidadão recifense, Roberto Luiz Freire, confessou ter três paixões que o acompanham desde de sua infância, o trem, o Recife e a Engenharia. “Sempre ao final da tarde ajudávamos meu pai, Luiz Freire, chefe da estação de trem, nas manobras para deixar o trem preparado para partir no outro dia. Nessa época, o trem era o principal meio de transporte no Brasil. A Engenharia também me foi apresentada quando era menino, consequência do trem, que me fazia pensar no seu funcionamento e das amizades de meu pai com vários engenheiros ferroviários. E o Recife, que conheci através de uma foto, num livro de Geografia do professor Manuel Correa de Andrade. Na página seguinte havia um pequeno mapa que mostrava o traçado dos rios, pontes e avenidas. O tempo passou, as ferrovias no Brasil foram reestruturadas e meu pai foi transferido. Viemos de Natal para Recife de trem. Dois sonhos em uma viagem”, destacou Roberto Luiz Freire.

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, destacou a importância da data e falou sobre a homenagem ao Dia do Engenheiro. “Agradecemos ao vereador Jurandir Liberal por essa justa homenagem à categoria profissional que mais contribui para o desenvolvimento do País, nos diversos setores tecnológicos, nas várias atividades que envolvem a Engenharia”, disse.

Antonio Alves
ASC do Crea-PE