Crea-PE

Vice-presidente do Crea-PE concede entrevista a TV Jornal sobre segurança nas obras

O 2º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Roberto Lemos Muniz concedeu entrevista à equipe de jornalismo do programa Notícias da Manhã, que vai ao ar pela TV Jornal, sobre cuidados que a população deve ter para evitar acidentes em obras não regularizadas.

Sobre a contratação de um profissional da Engenharia para atuar como responsável técnica pela obra disse ser fundamental, não só pelo aspecto da segurança, mas, também pela obrigatoriedade do cumprimento da legislação, explicando que a presença do engenheiro numa obra, ao contrário do que muita gente pensa, barateia o custo final da obra na medida em que impede que um leigo, por desconhecimento, utilize mais material do que o necessário.

Perguntado sobre aspectos importantes a ser considerados na hora de construir com segurança, Roberto Muniz destacou as fundações como uma das mais importantes, já que definem como a obra ficará “amarrada no solo”, segundo, como se fazer as vigas, os pilares, as lajes, as paredes já que o peso de cada um desses elementos é calculado de forma que a estrutura comporte o peso garantindo assim a segurança, já que, o mal dimensionamento desses itens pode levar a obra a ruir.

Com relação ao papel do Sistema Confea/Crea e Mútua disse que é a fiscalização do exercício da Engenharia e da Agronomia no País. Assim, cabe a todos os Creas fiscalizar as obras e, encontrando irregularidades emitir autos de infração. “Qualquer cidadão que tenha conhecimento de construção e/ou execução de serviços irregulares pode fazer denúncia diretamente no site do Crea-PE.

Graças ao aplicativo desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Crea-PE, disponível nas plataformas Android e IOS, os profissionais e a sociedade também podem fazê-las pelos seus smartphones.

Pular para o conteúdo