Crea-PE

01 de julho – Aniversário de Afogados da Ingazeira

O município de Afogados da Ingazeira, completa no dia 01 de julho 109 anos de emancipação política do município. A cidade é localizada na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Destaca-se por ser o segundo principal centro comercial do Vale do Pajeú e está situado a 386 km de distância da capital, Recife. Um ponto turístico é a Barragem de Brotas, que se transformou em lazer, depois do seu sangramento.

Um pouco de história

A cidade de Afogados da Ingazeira teve origem em uma antiga fazenda de criação pertencente a Manuel Francisco da Silva. O desenvolvimento da cidade data de 1870, época em que a edificação de casas cresceu.

A origem do nome explica-se com a seguinte história: em tempos distantes, um casal de viajantes tentando atravessar o Rio Pajeú, em época de enchente, foi levado pela correnteza e desapareceu. Somente dias depois os cadáveres foram encontrados. Como o município era distrito da cidade de Ingazeira e já existia uma comunidade, no Recife, chamada “Afogados”, terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome. Daí o nome Afogados da Ingazeira. Também há quem diga que o casal foi encontrado embaixo de um pé de árvore ingazeira.

A cidade tornou-se conhecida no cenário nacional, por ser onde nasceu Antônio Silvino, um dos principais líderes de cangaço no Nordeste, anterior a Lampião.

O CREA-PE parabeniza a cidade de Afogados da Ingazeira.

Skip to content