Capa > Destaque > 11.09 – Aniversário de Araripina

11.09 – Aniversário de Araripina

Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri. Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, “Araripina”, talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe, também conhecida como Chapada dos Exus Pernambucanos.

A cidade de Araripina se desenvolveu muito nos últimos anos por conta de alguns fatores, como por exemplo, por ser o maior município da tríplice fronteira entre os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará, a grande produção de gesso na região onde o município é sede de indústrias, mineradoras e fábricas de pré-moldados, a concentração de serviços que são buscados diariamente pela população da zona rural e de cidades vizinhas, na educação, saúde e comércio, o município conta com várias lojas e estabelecimentos comerciais conhecidas na região e no país. Outra atividade que tem favorecido no crescimento é o cultivo de mandioca que é pioneiro na região e os complexos eólicos instalados no município e em municípios vizinhos, trazendo geração de emprego, renda e desenvolvimento. Araripina está entre as 100 cidades mais populosas do nordeste.

Apicultura -Reconhecida pelo potencial no setor de Apicultura, a região do Sertão do Araripe possui dez municípios produtores de mel que, juntos, respondem por 80% da produção do estado de Pernambuco. O município de Araripina ocupa o 1º lugar em produção de mel no Brasil, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE – 2010. A atividade tem crescido significativamente nos últimos três anos e emprega em média 800 pessoas na região.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates