Crea-PE

11 de setembro – Aniversário de Araripina

O município de Araripina completa no dia 11 de setembro 90 anos de emancipação política do município. A cidade é localizada no sertão pernambucano e fica 690 quilômetros de distaância da capital do estado. É a segunda maior cidade do Sertão e o principal município da tríplice fronteira, Pernambuco, Piauí e Ceará.

Destaca-se por ser uma Cidade Polo em comércio, indústria e educação. Araripina, juntamente com Ouricuri, Ipubi, Bodocó e Trindade, constitui o maior polo gesseiro do Brasil, responsável por 95% do gesso consumido no país. É também a maior produtora de mel do Brasil, embora sua produção seja escoada por vários municípios. Sua produção de mandioca e derivados alimenta partes do Nordeste e representa importante fonte de renda local. Atualmente, conta com o maior parque eólico da América Latina, o “Ventos do Araripe”, que será ampliado com dezenas de torres. A energia solar também se constituirá em matriz energética importante, modificando, junto com a Faculdade de Medicina recém aprovada, a matriz econômica local, com impactos sociais fabulosos.

Um pouco de história

Araripina constituía um distrito pertencente a Ouricuri e tinha a denominação de “São Gonçalo”. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 8 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito pertencente a Ouricuri. Em 1922, o bispo de Pesqueira, dom José Lopes, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que, até 1933, ficou sob a responsabilidade do vigário de Ouricuri. Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri. Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, “Araripina”, talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe.

Pular para o conteúdo