11º Congresso Nacional de Profissionais acontece até este sábado (8) em Goiânia

O Crea Pernambuco comparece com 11 delegados escolhidos no Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE)

A pauta que vai guiar as ações para as engenharias, agronomia e geociências, além de contribuir para o desenvolvimento do País, para os próximos três anos começou a ser discutida nesta sexta-feira (7). Trata-se do primeiro dia do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O evento, realizado no Centro de Convenções de Goiânia (GO), vai avaliar e votar 59 propostas apresentadas pelos Conselhos Regionais, sendo 15 delas de Pernambuco.

As propostas foram coletadas em cada estado com a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais, além de escolherem os delegados de cada Crea. O Crea Pernambuco comparece com 11 delegados escolhidos no CEP. Foram eleitos Urbano Lins, Ailane Cristina Leal Sá, Lara Tainã Souza Gomes, Letícia Maria Costa Ferreira, Mailson da Silva Neto e Osmundo Rodrigues Leite Neto, sendo delegados sem mandato. Os delegados com mandato eleitos foram Maristela Barbosa Cavalcante Bezerra, Karlla Grazielle Bernardo Torres, André da Silva Melo, Magda Simone Leite Pereira Cruz e Flávia Távora Maia.

A delegação pernambucana conta ainda com dois delegados natos: o coordenador do CEP, Alberto Lopes Peres Júnior, e o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. As propostas foram apresentadas dentro do central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, divididas nos eixos temáticos Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional.

As propostas serão discutidas em oito Grupos de Trabalho (GT), compostos pelos delegados eleitos em seus estados e pelos delegados institucionais, identificados por coletes e crachás coloridos. As propostas refletem o pensamento de parte significativa de um Sistema que representa mais de um milhão de profissionais no Brasil.

Na abertura dos trabalhos, foram eleitos dois secretários e dois relatores para compor a mesa, presidida por Joel Krüger, presidente do Confea. Os delegados candidataram-se aos cargos. O delegado pernambucano André Melo pleiteou a colocação de secretário, mas não conseguiu votos suficientes. Foram eleitas como secretárias Célia Neto Pereira da Rosa (Crea-PR) e Cleidiane Ferreira (Crea-MG). Como relatores: Carmem Eleonora Amorim Soares (Crea-PB) e André Luiz Grigolo (Crea-SC). Eles compõem a mesa, juntamente com Krüger e pelo conselheiro federal Evânio Nicoleit.

Na sequência, foi aprovado o Regimento Interno com alguns destaques. Entre eles, a importância do acompanhamento das propostas nacionais aprovadas no 11º CNP junto aos diferentes órgãos do Sistema Confea/Crea e Mútua, como diretriz para subsidiar as ações de aperfeiçoamento das organizações do Sistema voltadas ao desenvolvimento sustentável do país, divulgando periodicamente a atualização da implementação.

Discussão das propostas
Conforme o regramento do Congresso, os delegados reúnem-se nos oito Grupos de Trabalho para discussão das propostas nacionais sistematizadas. Todas as 59 propostas são analisadas e votadas, em todos os grupos, até sábado (8).

No Grupo de Trabalho é definida uma mesa coordenadora, com um coordenador, dois secretários e dois relatores, estes que além de relatar as propostas sistematizadas, validam a contagem dos votos, e recebem e protocolam os requerimentos. Já os secretários controlam o tempo das intervenções, anotam o resultado de apreciação das propostas e elaboram o relatório com as conclusões do GT.

No procedimento de votação, o grupo decide por maioria simples dos delegados presentes, de acordo com o quórum verificado da sala. Após lida pela mesa coordenadora, a proposta é submetida à discussão, caso haja destaque. Sem realce, ela pode ser aprovada ou rejeitada. Para concluir o GT, os relatores devem organizar as súmulas.
As propostas rejeitadas ou aprovadas em seis ou mais grupos de trabalho ficam com sua definição final. As demais propostas, por sua vez, serão apreciadas na Sessão Plenária final.

Sobre o CNP
O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

No Congresso, profissionais de todo o Brasil, dirigentes de entidades, conselheiros regionais e federais e representantes diretos da base, transformam-se na massa crítica do Sistema, formulando propostas e oferecendo à nação a sua contribuição política, na forma de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia em cada uma das áreas singulares que formam o conjunto de profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Com informações do Confea