Crea-PE cria o Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco

Formação de grupo aconteceu em reunião com entidades e profissionais no final da tarde desta quinta-feira (17), no auditório da sede do Conselho

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promoveu mais uma ação dentro da Campanha Manutenção é Legal, lançada em junho passado. No final da tarde desta quinta-feira (17) foi realizada a primeira reunião para a formação do Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco. O encontro foi comandado pelo superintendente do Crea-PE, Nielsen Christianni, e pelo gerente de Integração e Excelência do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha.

A reunião, realizada no auditório da sede do Crea-PE, contou com a presença de representes de entidades como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape), a Defesa Civil de Pernambuco, a Prefeitura de Camaragibe, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE) e a Prefeitura de Olinda. O encontro resultou na construção de uma pauta com três metas iniciais.

As metas compõem a Carta em Defesa da Vida com Manutenções Prediais, redigida ao final do I Seminário de Políticas de Manutenções Prediais, realizado em 27 de junho passado. O documento foi dividido em três eixos: aperfeiçoamento do marco legal voltado às manutenções prediais; sensibilização da sociedade para os benefícios das manutenções prediais na qualidade e segurança dos empreendimentos construtivos; e aprimoramento e difusão das técnicas de inspeções e manutenções preventivas e corretivas.

No início da reunião, o superintendente do Crea-PE esclareceu o objetivo do encontro, bem como resumiu a composição da carta que norteará a formação deste fórum. “Tivemos preocupações com as manutenções dos empreendimentos envolvendo as engenharias, agronomia e geociências porque entendemos que temos uma engenharia qualificada para prestar esse serviço de qualidade, mas por vezes não acontecem as manutenções necessárias”, observou Christianni, destacando a importância da definição de pautas prioritárias sobre o tema.

Ivan Carlos Cunha assegurou que as instituições e profissionais participantes já estarão compondo um grupo que aceitará novas adesões, buscando ampliar as discussões iniciadas com base nos três eixos. O próximo passo, após a criação deste fórum, será construir uma agenda de compromisso, inicialmente com encontros quinzenais, para avançar na discussão destes três eixos. “A campanha Manutenção é Legal não vai focar apenas em prédios. Vai avançar para outras estruturas, como pontes, viadutos, hospitais (já iniciada), barragens, áreas de risco”, ressaltou Cunha.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, fez uma participação no encontro com o compromisso de agradecer a presença de todos e todas na constituição deste fórum. “O propósito é esse: abrir o Crea para todos os profissionais e instituições. Dizer que essa casa é de todos nós. Já fizemos um encontro técnico, com discussões sobre a manutenção predial, com a participação dos poderes legislativo e executivo, porque a solução do problema precisa da participação de toda a sociedade. A nossa omissão de não participar dos debates nos leva a situações desastrosas”, afirmou Lucena, ressaltando: “Sintam-se em casa. Participem ativamente dos debates, porque aqui é o local para a gente debater e buscar soluções em benefício dos profissionais e da sociedade”.