1º Seminário de Fiscalização de 2022 busca aprimorar a atividade fim do Conselho

Na quinta-feira e sexta-feira (19 e 20), das 9h às 17h, fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) lotados no Recife e no Interior do Estado participam, no auditório da sede do Conselho, do 1º Seminário de Fiscalização do Crea-PE 2022. A iniciativa é viabilizada por meio da aplicação de recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu). O objetivo dos seminários, que acontecem duas vezes no ano, é capacitar e atualizar os fiscais para atuarem em novas atividades que surgem a partir da criação de outras profissões das áreas tecnológicas.

Na abertura do evento, o presidente do Crea-PE Adriano Lucena, o superintendente Técnico Nielsen Christianni e a gerente de Fiscalização Flávia Assunção, darão as boas vindas aos participantes e falarão sobre as expectativas quanto às discussões e aprendizados que ocorrerão no encontro.

Na dinâmica, além dos fiscais, gerência e chefias da Fiscalização, haverá a participação dos coordenadores, coordenadores adjuntos e conselheiros das câmaras de engenharia civil, elétrica, mecânica, agronomia, geologia e minas e de engenharia de segurança do trabalho. A participação do grupo de conselheiros tem ainda por objetivo discutir as áreas de sombreamento existentes entre as modalidades profissionais.

Dentre os assuntos que serão abordados no primeiro dia do evento, destaque para Estratégias de fiscalização, Fiscalização de excelência, Fiscalização de professores universitários, Procedimentos e reincidência de autos de infração e vício processual entre outros. Para a sexta-feira, segundo dia do seminário, serão abordadas as fiscalizações nas áreas de todas as câmaras do Conselho, processos éticos e, por fim, haverá uma dinâmica de integração entre conselheiros e fiscais.

Prodesu

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua – Prodesu tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para custear programas voltados à promoção da sustentabilidade econômica, financeira e social dos Creas e às ações para uniformização de procedimentos no cumprimento de sua missão. O Prodesu está estruturado em quatro linhas de atuação: Representação Institucional; Programa de Auditoria Independente dos Creas; Melhoria da Gestão; e Recuperação da Gestão. O programa é gerido por um Conselho Gestor, composto por representantes do Confea e dos Creas.