Ações do Crea-PE para promover engenharia sustentável são tema de palestra no Seminário Técnico da Ademi-PE

Evento, que teve como objetivo discutir novas tecnologias nos sistemas construtivos, foi realizado nesta quarta (24) no Sinduscon-PE

O uso das novas tecnologias nos sistemas construtivos foi o assunto discutido no 12º Seminário Técnico da Ademi-PE, realizado nesta quarta-feira (24), no auditório do Sinduscon-PE. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou do evento para falar sobre o CREA-PE como “uma ponte para uma engenharia inovadora e sustentável”.

Em sua palestra, Adriano destacou a missão do Conselho em manter-se em constante diálogo com a evolução do mundo e, sobretudo, das profissões que resguarda. Demonstrou o contexto do mundo na época em que os Creas foram criados, em 1933, e como tem sido desafiador transformar, ao longo de todos esses anos, o mindset original da “gestão burocrática baseada em processos” para uma “governança baseada em resultados”.

“Estamos buscando, cada vez mais, promover e participar dos debates importantes para a sociedade, as Engenharias, Agronomia, Geociências e o mundo dos negócios. Para vencer o mundo burocrático, precisamos dos profissionais atuantes no Conselho, trabalhando junto conosco para construir as transformações que tanto sonhamos”, afirmou.

Dentro das atuações do Crea Pernambuco nos últimos anos, Adriano destacou a atuação em prol da construção do Memorial da Engenharia de Pernambuco; a mobilização em torno da retomada das obras da Transnordestina no estado; as articulações para construção de moradias populares junto com Ademi-PE e Sinduscon-PE e a Secretaria de Habitação do Estado; a interlocução para o Projeto Via Verde do Agreste; e o apoio ao projeto de Complexo Turístico na área onde pousou o Zeppelin, no bairro do Jiquiá.

O presidente também compartilhou as ações internas para o fortalecimento da profissão, como: ampliação e requalificação das inspetorias em todo o Estado; realização de cursos de qualificação para os profissionais através do Programa Crea Qualifica e aquisição de softwares de gestão para agilizar processos através do Programa de Integração.

Além do presidente do Crea-PE, o seminário contou ainda com as palestras: “Construção Modular do Hotel Marina: Case Tecla”; ministrada pelo diretor da Construtora Tecla, Rogério Castro e Silva Filho; “Sistemas de Fachadas Leves: Solução Nextera da Saint-Gobain”, apresentada pelo diretor da unidade de Negócio da Saint-Gobain Nextera, Nelson Zanocelo; e o “Uso do BIM para Otimizar o Processo de Construção: Case KALLAS”, feita pelo diretor executivo de Engenharia do Grupo KALLAS/SP, David Fratel.

O 12º Seminário Técnico da Ademi-PE foi organizado pelo seu Comitê de Tecnologia e Custos – CTC.