Home > Destaque > 29 de Junho – Dia do Engenheiro de Petróleo

29 de Junho – Dia do Engenheiro de Petróleo

Parabéns a esses profissionais pela data comemorativa!

A Engenharia de Petróleo é a área que atua nas diferentes etapas relacionadas à produção de hidrocarbonetos, do gás natural ao biocombustível. De acordo com o disposto na Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, ao engenheiro de petróleo cabe o planejamento, coordenação, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e execução de atividades relacionadas a descobertas de poços e jazidas de petróleo e gás para exploração. Do mesmo modo que realiza estudos geológicos, avalia a viabilidade técnica e econômica da extração de combustíveis fósseis e atua em consultorias ambientais e setor de exportação e importação fazendo pesquisa de preços de matérias-primas.

A profissão de engenheiro de petróleo é reconhecida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).