Crea-PE

6 de maio é o Dia do Engenheiro Cartógrafo

cartografoNo dia 6 de maio é comemorado o Dia do Engenheiro Cartógrafo. A data é uma referência ao mais antigo registro cartográfico no país. Naquela ocasião em 1500, mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da baía de Cabrália, atual Porto Seguro, local de ancoragem da esquadra portuguesa no ato do descobrimento.

A Resolução Nº 197 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) publicada em 16 de Outubro de 1970, ressalta que são atribuições dos engenheiros cartógrafos o planejamento e projeto referente à cartografia, elaboração e preparação de cartas, em todas as suas modalidades, execução de trabalhos referentes à cartografia, ensino e pesquisa referentes à cartografia, assuntos de cartografia legal e vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos referentes aos itens citados.

O engenheiro cartógrafo é especialista em coleta, armazenamento, recuperação, medição, processamento e análise de dados e informações necessários à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. Com base em informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, densidade populacional e demografia, o engenheiro cartógrafo elabora mapas de cidades, países e continentes, plantas topográficas, cartas náuticas, aeronáuticas e de navegação aérea ou marítima.

Skip to content