Home > Destaque > Crea-PE se prepara para realizar encontros microrregionais da 9ª edição do CNP

Crea-PE se prepara para realizar encontros microrregionais da 9ª edição do CNP

CEP_SELOA cada três anos, o Sistema Confea/Crea e Mútua realiza o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), com o objetivo de aprovar propostas para a valorização e modernização dos profissionais e profissões por ele representadas. Em 2016, será realizada a 9ª edição do evento que tem como tema central: “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”.

Para possibilitar que profissionais de todo o Estado possam participar e contribuir com sugestões de melhorias para o Sistema, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar,  em consonância com a atual diretoria, aprovou a realização, pela primeira vez, de 10 encontros microrregionais nos municípios onde estão instaladas Inspetorias Regionais do Crea-PE. Na última edição, apenas cinco municípios sediaram os encontros microrregionais.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a oportunidade é ímpar e deve contar com a participação maciça dos profissionais do Sistema. “Pela primeira vez, estamos levando as discussões para 10 cidades do Interior do Estado. Esse esforço tem o objetivo de estimular a participação dos profissionais num evento que traz a efetiva possibilidade de mudanças que visam valorizar os profissionais do Sistema, assim como adequar a legislação que nos rege, à realidade atual.”, ressalta Evandro Alencar, destacando a importância da participação de todos.

De acordo com o calendário aprovado pela Comissão Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais do Crea-PE (COR-PE), as reuniões serão realizadas nas seguintes datas e locais: Petrolina (11.05); Araripina (12.05). As datas dos encontros que serão realizados em Serra Talhada, Salgueiro, Goiana, Carpina, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Gravatá serão divulgadas posteriormente.

A dinâmica do Congresso atende ao seguinte modelo: ao final desses encontros, todas as propostas serão discutidas no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será realizado no Recife, nos dias 17 e 18 de junho. Nele, serão definidas as propostas que seguem para fazerem parte das discussões e votações no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) e eleitos os delegados regionais que representarão os profissionais de Pernambuco, defendendo as propostas que chegarem à etapa final.

Os eixos temáticos escolhidos pela Comissão Organizadora Nacional do evento deste ano foram: Fortalecimento da Engenharia e Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação e Carreira e Prerrogativa da Engenharia e Agronomia. O CNP será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em Foz do Iguaçu, paralelo a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

No último CEP, realizado em 2013, foram destacados assuntos, como: a necessidade de maior participação profissional no Sistema e atualização da Lei 5.194/66. Na 8ª edição, foram colhidas 140 propostas, sendo que 20 foram levadas ao CNP que contou com a participação de aproximadamente dois mil engenheiros, tecnólogos e técnicos.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Check Also

Leonardo Sales é novo diretor financeiro da Mútua em PE

Leonardo Sales, eleito diretor financeiro da Mútua (à esquerda), acompanhado do candidato José Carlos Pacheco …