Crea-PE

9ª edição do CREA na ESTRADA aconteceu em Garanhuns

9º CREA na Estrada – Garanhuns/PE

O município de Garanhuns recebeu nesta última sexta-feira (04) o 9º CREA na ESTRADA. O evento foi realizado no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), onde reuniram-se profissionais e estudantes interessados nos assuntos que seriam abordados.

A edição iniciou com a abertura feita pelo presidente do Conselho, Evandro Alencar, através da palestra “Sistema CONFEA/CREA e Mútua”. Em seguida a palavra foi passada para o professor Mestre em engenharia civil e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Carlos Wellington de Azevedo Sobrinho, que falou sobre “História, Casos de Ruína, Grau de Risco Potencial, Metodologia de Inspeção em Edifícios de Alvenaria Resistente (prédios caixão)”. Na ocasião ele explanou para os participantes os tipos de construções que possuem mais ameaças de desabamentos, apresentou a metodologia para elaboração de laudos técnicos e o quadro com diagnóstico dos prédios caixão, do menor ao maior risco. “Temos, atualmente, um alto percentual de prédios condenados no Estado”, afirmou.

Em seguida o advogado criminal Ernesto Cavalcanti, abordou o tema “Negligência, Imprudência, e Imperícia na Construção Civil: Responsabilidade Penal e Civil”. Através desta palestra os participantes tiveram a oportunidade de se inteirar das consequências para pessoas físicas e jurídicas, como também ouviram casos reais de problemas que alguns profissionais e construtoras já enfrentaram por falta de cuidado e/ou falta de observância de medidas de precações e segurança e/ou ignorância do que se deve saber na profissão. O caso de desabamento ocorrido recentemente em Garanhuns foi um dos citados.

Esta edição contou com a participação do Inspetor Coordenador do CREA Garanhuns, Gaetano Sanfilipo, da Coordenadora do curso de engenharia civil da AESGA, Giane Lira e da representante do CREA JR na Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), Thayná Costa. Teve também a presença do delegado. Dr. Patrick Dias, que preside o inquérito policial do desabamento do prédio caixão, ocorrido na cidade.

Da esquerda para direita: Thayná Costa, Gaetano Sanfilipo, Evandro Alencar, Giane Lira e Carlos Welligton Azevedo.
Evandro Alencar, presidente do CREA-PE
Carlos Wellington Azevedo, professor Mestre
Ernesto Cavalcanti, advogado criminal

Pular para o conteúdo