Evandro Alencar realiza 4ª reunião de Integração com inspetores em Araripina

IMG_1094Em Araripina, onde reuniu diretores, conselheiros e inspetores que participaram do 2º Encontro Microrregional do 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e da 1ª Plenária Itinerante do ano, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar realizou, na Câmara Municipal, a 4ª Reunião de Integração entre Presidência e Inspetores. Com uma pauta bastante diversificada, o presidente coordenou o encontro, primeiramente agradecendo à presença e o apoio de todos que se deslocaram de suas cidades para prestigiarem os eventos realizados em Araripina.

Os primeiros pontos da pauta foram colocados pelo inspetor Tesoureiro de Gravatá, Vital Medeiros de Melo que, falou sobre a doação do terreno, para a construção da sede própria da Inspetoria do Crea-PE, no município. “Estamos preocupados, por que depois do processo ter sido aprovado pela Câmara, a OAB está pleiteando o mesmo espaço. Gostaria de pedir a sua permissão presidente para tentar dar continuidade ao nosso pleito”, explicou o inspetor que, foi autorizado a continuar com as tratativas para a conclusão da doação.

IMG_1103

Vital falou também sobre as dificuldades que os profissionais estão tendo em acessar o sistema do Crea-PE e, assim como para outros inspetores, o presidente pediu paciência e explicou que esse era um momento esperado, em virtude da implantação do Sitac.

Questões de caráter legal como pleito para que profissionais e empresas possam fazerIMG_1106 os pagamentos de anuidades em atraso sem juros, e o direito do fiscal solicitar os projetos complementares na hora da vistoria, também foram tratados pelos inspetores coordenadores do Cabo de Santo Agostinho, Kleydson Coelho da Silva e de Gravatá, Eratóstenes Viana, respectivamente. Ambos tiveram os pleitos respondidos. O primeiro, pela advogada do Crea-PE, Nathália Amorim, que explicou que, não temos autonomia nem amparo legal, para abrirmos mão de receita. Com relação ao questionamento de Eratóstenes Viana, o presidente explicou que, embora não tenhamos poder de impedir a realização da obra por falta de apresentação de projetos, está se mobilizando para levar a proposta ao Colégio de Presidentes, já que acredita que assim poderá inibir a ação de profissionais que, efetivamente, não projetam e nem executam as obras, assinando apenas as Anotações de Responsabilidade Técnica.

IMG_1112Com relação às questões relativas ao desempenho financeiro das inspetorias, o coordenador da Regional de Araripina, Heleno Mendes Cordeiro, solicitou mais detalhamento nos documentos onde constam as informações em questão.

A escolha do local onde será realizada a próxima Plenária Itinerante do Crea-PE ficou para ser resolvido na próxima reunião já que dois inspetores não estavam presentes e nem se fizeram representar.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE