Crea-PE

A acessibilidade, sua aplicação, benefícios e normativos foram discutidos no Terça no Crea

Para abordar o tema do Terça no Crea desta semana sobre: Acessibilidade é um Assunto de Todos, a arquiteta e urbanista, especialista no assunto, Ângela Carneiro da Cunha, iniciou a abordagem lembrando que “todos nós somos diferentes, temos qualidades e atributos que nos tornam únicos. Ao mesmo tempo, temos direitos universais que são essenciais aos indivíduos e precisam ser respeitados e usufruídos por todos”.

Para falar sobre a necessidade de se universalizar a acessibilidade é necessário: que haja espaços e serviços que atendam à diversidade humana sem distinção de idade, classe social, gênero, raça ou das características físicas das pessoas; considerar as diversas fases do desenvolvimento humano e; atender a diversidade humana.

Defendeu que a acessibilidade representa um diferencial de qualidade na vida das pessoas e, que é preciso planejar espaços que permitam uma relação de bem-estar do indivíduo com o meio onde ele vive. Para tanto, apontou como grandes desafios, a construção de ambientes, adaptação de estruturas existentes ou adequação dos espaços, planejar ambientes urbanos como ruas, calçadas, transportes, bairros e serviços, sempre atentos à acessibilidade, priorizando as pessoas que nela vivem.

De opinião que “acessibilidade é matéria obrigatória a todos os profissionais de projeto e construção”, a especialista seguiu a palestra tratando dos dispositivos legais que determinam a especificidades dos itens de acessibilidade nos espaços públicos e privados.

Skip to content