A importância da Agropecuária e da Agronomia para o desenvolvimento nacional

“A Responsabilidade da Agropecuária e dos Profissionais de Agronomia do Brasil – Considerando o crescimento da população mundial nos próximos 30 anos” foi a palestra ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), eng. agr. Decio Luiz Gazzoni.

Em sua palestra destacou a importância do agronegócio para o crescimento do Brasil, já que para ele a agropecuária é um dos setores que mesmo com a crise econômica não foi afetado e continua a crescer. Durante a apresentação, ele defendeu a importância da tecnologia. “Hoje no sistema econômico não podemos mais separar tecnologia do agronegócio, estamos trabalhando lado a lado com o que existe de melhor em tecnologia. O Brasil não fica atrás de nenhum outro país. Somos protagonistas do mercado de importação e exportação”, disse Gazzoni.

Palestrante Decio Luiz Gazzoni

Outro ponto abordado foi a mudança de hábitos dos brasileiros em favor da agropecuária. “O brasileiro está vivendo mais e isso exige mudança em hábitos, melhora sua qualidade de vida, o que consequentemente aumenta o consumo de produtos naturais como grãos, frutas, verduras e outros. E a agricultura só tende crescer cada vez mais, afetando diretamente o agronegócio. E essa mudança tende a crescer cada vez mais”, finaliza.

Luiz Gazzoni, que é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também é articulista de jornais, revistas e sites especializados. Publicou 271 artigos completos em periódicos especializados, 128 trabalhos em anais de eventos e possui 85 outras publicações bibliográficas.

Equipe de Comunicação da 73ª Soea