Crea-PE

Tecnologia, gastronomia e história

 

A Feira Tecnológica realizada todos os anos na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – ExpoSoea – traz a oportunidade de conhecer culturas de todo o país e se atualizar nas inovações tecnológicas.

Música e interação – A dupla Charles e Valéria animou o estande do Confea/Crea-PR no fim do dia de ontem (30). Além de café expresso, o espaço – em parceria com a Gazeta do Povo – disponibilizou um totem para que os participantes tirassem fotos. O Herbert Oliveira aproveitou que o estande do Crea-BA estava montado à frente do totem e chamou a baiana para a foto.

Invenção – O Crea-RJ trouxe Pedro Rocha, desenhista industrial de 26 anos, que apresentou sua construção, uma impressora 3D. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rocha levou um ano para reunir peças e montar a impressora.

Iguarias – Selma Diniz, ouvidora do Crea-BA, provou e aprovou o doce de leite que o estande do Crea-MG ofereceu aos participantes. “É gostoso, leve, doce, sem ser enjoativo”, comentou. O Crea-AC levou biscoitos produzidos na região, café e castanhas do Brasil. “Não é castanha do Pará”, alertou o pessoal do estande, apesar da semelhança física e de sabor entre as duas iguarias. Na foto, o fruto que parece um coco é, na verdade, o ouriço, de onde saem as castanhas. O Crea-MS trouxe de sua terra o famoso caldo de piranha. Já Alagoas apresentou a cachaça da região, enquanto o Rio Grande do Sul disponibilizou seu tradicional chimarrão.

Memória – Em 2016, a Lei nº 5.194, que regula as profissões do Sistema Confea/Crea, completa 50 anos. Registrando o fato, o estande do Projeto Memória – tradicional nas ExpoSoeas – disponibilizou, pela primeira vez, um livro com o Projeto de Lei nº 3171-B, de 1957, e todas as suas tramitações, que resultaram na famosa lei. Também completa 50 anos a minerva, símbolo do Sistema. A resolução que oficializou o brasão foi publicada em 25 de outubro de 1966.

Equipe da 73ª Soea
Skip to content