Crea-PE

ABES-PE realiza curso de Modelos Tecnológicos para Gestão de Resíduos Sólidos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), promove de 20 a 22 de setembro, curso sobre “Modelos Tecnológicos para Gestão de Resíduos Sólidos”. A formação, que terá como instrutores Francisco Humberto de Carvalho Júnior e José Fernando Thomé Jucá, se destina aos profissionais da área de tratamento de resíduos sólidos urbanos, gestores municipais e estaduais, consultores, professores e alunos da graduação e da pós-graduação.

O principal objetivo da iniciativa é divulgar as atualizações mais recentes sobre o assunto, com uma visão sobre vários aspectos da atualidade na área de gestão de tecnologias para tratamento.

O programa contempla: o Estado da arte sobre o tratamento de resíduos nos Estados Unidos e Europa e situação atual do tratamento de resíduos no Brasil; Marco legal no Brasil: PNRS, 2010; Lei de consórcios; PNSB; Regulação Ambiental; Modelos tecnológicos sustentáveis para o tratamento de resíduos (abordagem social, econômica, ambiental e energética; instrumentos de gestão e apoio a tomada de decisões na área de tratamento de resíduos sólidos; tecnologias para conversão térmica; combustíveis derivados de resíduos (CDR), incineração com geração de energia térmica (WTEGestão);Sistemas de limpeza pública: conceito dos 3Rs, formas de coleta, coleta seletiva (pública e privada), logística de coleta, logística reversa, custos e recuperação financeira dos serviços de limpeza urbana e tratamento dos resíduos; Elaboração de Plano de Gerenciamento/Gestão de Resíduos Sólidos; Reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD): regulação, alternativas tecnológicas, experiência brasileira; Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde – RSS; Alternativas de tratamento e destinação final: aterros sanitários sustentáveis; aterros energéticos; Aterros de simplificados (pequeno porte); Recuperação de áreas degradadas por resíduos, encerramento de lixões.

 

Também estão programadas Visitas Técnicas à “I9 Paulista”, Fechamento Lixão da Mirueira, Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos (Separação mecânica dos diversos recicláveis); Compostagem (Processo Biológico parara utilizar como melhoramento terra de vegetal – pátio já executado, ainda não em operação) e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Processa e beneficia entulhos de construção em novos materiais – equipamento sendo instalado).

A ABES/PE esta localizada na Rua Demócrito de Souza Filho, 335, Sala 506, Madalena, no Recife ( PE). Contatos pelos: (81) 30316003// E-mail: abespe1966@gmail.com.

Serviço:

Período: 20 a 22 / 09 / 2018

Horário Corrido: 08h às 18h, com intervalo de 1h para almoço.

Carga Horária: 24 horas

Local de Realização: Auditório da FACIPE (o curso não tem vínculo com a Faculdade), na Rua Dom Bosco nº 427 (local do antigo cinema Boa Vista e Atacado Papelaria, ao lado da Pça. Chora Menino, vizinho ao Colégio Salesiano).

Skip to content