Plenária Itinerante em Afogados da Ingazeira tem segundo dia de atividades intensas

No sábado (15), segundo dia de programação da Plenária Itinerante do Crea-PE, aberta na sexta-feira (14), em Afogados da Ingazeira, os primeiros compromissos foram visitas técnicas ao Sistema de Tratamento Biológico de Efluentes, na Unidade de Tratamento e Reuso da Água, à Unidade de Produção de Blocos e Intertravados de Solo, Cimento e Usina de Asfalto e, à Barragem de Brotas.

Na primeira visita, o inspetor coordenador Elias da Silva, explicou que o reaproveitamento da água tem como finalidades a manutenção da grama do estádio de futebol do município e à criação do que chamou de floresta urbana. O reuso da água já rende economia ao município da ordem de R$ 15 mil. A conta paga à Compesa antes da construção da unidade era na ordem de R$ 16 mil. O gramado do estádio, também segundo informações prestadas pelo inspetor é considerado o segundo melhor do estado, perdendo apenas para o da Arena Pernambuco. A iniciativa terá novas intervenções construtivas e deverá ser replicada em outros locais do município para atender outras necessidades.

Na unidade de blocos e intertravados, o grupo, formado pelo presidente Fernando Lapenda, conselheiros, inspetores e diretores da Mútua foi recebido pelo secretário de Obras, Silvano Brito e pelo operador de máquinas e encarregado, José Alves. Todo o processo de produção e utilização dos materiais foi explicado ao grupo pelo secretário de Obras.

Logo após, a última visitação foi à Barragem de Brotas, de onde o grupo saiu com destino à Catedral da cidade, onde foi produzida a foto oficial do evento.

As 14h teve inicio, no auditório da Faculdade do Sertão Pajeú, a segunda parte da Plenária Ordinária nº 1.852 do Conselho coordenada pelo presidente em exercício Fernando Lapenda, com a apreciação dos processos de registros de profissionais, empresas, instituições de ensino, autos de infração e outros.

Desta segunda parte teve breve participação o prefeito do município de Afogados da Ingazeira, Gonzaga Patriota que, com a palavra franqueada pelo presidente do Crea-PE se dirigiu a todos falando da satisfação em recebê-los e da importância da presença do Crea-PE na cidade. “Agradeço pela escolha dos senhores em escolher a nossa cidade para discutir tecnologia. Temos hoje em afogados a oferta de serviços que atendem a toda a região e ainda ao Estado da Paraíba. Como todo município, temos as nossas limitações, necessitamos inovar, aumentar os nossos conhecimentos tecnológicos, mas, entendemos que, nos momentos de crise aprendemos mais. No nosso município está uma das quatro melhores escolas municipais do Estado e vamos fazer muito mais por que o que nos faz seguir adiante não é ideologia politica, religiosa e ideológica. Lutamos pelo bem comum e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, conclui o prefeito.

Ainda na oportunidade, o diretor Administrativo da Mútua falou dos benefícios da instituição e foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao professor Eudes de Souza Leão, falecido na manhã do sábado.

A plenária foi encerrada com muitos elogios dos conselheiros que ressaltaram ser trabalhos como esses que os fazem sentir que a iniciativa de realizar reuniões fora da capital é válida e agrega valor às ações realizadas pelo Conselho.