Crea-PE

ADEMI-PE realiza curso de Planejamento e Controle Físico-financeiro de Obras

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE), realiza, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), de 18 a 22 de setembro de 2017, das 17h às 21h, o curso de Planejamento e Controle Físico-financeiro de Obras, com o uso de Novas Tecnologias e Aplicativos em Tablets ou Celular, para o Controle de Obras e Gestão de ​Qualidade. A iniciativa tem como objetivo aprofundar as discussões que cercam a execução de obras de construção civil, proporcionando aos profissionais da área uma visão prática de planejamento, gestão e controle físico – financeiro de obras à luz dos conceitos de Lean Thinking e Gerenciamento de Projetos.

​O curso que tem 20h/aula, tem como público alvo, engenheiros, arquitetos, administradores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer sobre gestão de obras e aplicar os fundamentos e desdobramentos da Construção Enxuta.

​A metodologia será desenvolvida com a utilização das mais recentes técnicas de gestão da construção civil, baseado em casos práticos de aplicações dos conceitos apresentados. Além disso, serão expostas ferramentas de T.I. (aplicativos e softwares) que podem ser utilizados para otimizar as rotinas de gestão os resultados dos empreendimentos.

​A programação do curso inclui: aula expositiva; análise de casos reais práticos e ilustrativos; exercícios para a fixação dos principais conceitos e instrumentos e recomendação de bibliografia.

​Para os participantes o aprendizado das novas tecnologias irá garantir o aprendizado de uma metodologia estruturada para implantação dos conceitos da construção enxuta no planejamento e controle de obras da Construção Civil; conhecimento e aprimoramento sobre técnicas de planejamento e controle de obras e formas de aplicação; desenvolvimento de um cronograma físico-financeiro de obras e seus impactos no resultado do negócio; estudo dos princípios básicos de viabilidade dos empreendimentos e perceber sua relação com o planejamento e gestão da obra; conhecimento de indicadores básicos para desenvolvimento de um sistema produtivo enxuto; utilização da metodologia de Last Planner – Planejamento Hierarquizado durante a gestão de obras e entendimento dos conceitos básicos de BIM (Building Information Modeling) e suas aplicações na gestão de obras. 

​No primeiro dos quatro módulos que serão aplicados será abordada a Importância do Planejamento e Gestão na Construção Civil; Conceitos da Construção Enxuta e Aplicação no Planejamento de Obras; Os Níveis de Planejamento e seus Elementos; Os Horizontes de Planejamento e seus Responsáveis; Metodologia para Desenvolvimento de Cronogramas e Planejamento Físico-financeiro de Obras.

​No segundo módulo: Problemas mais Frequentes em Projetos e o Cronograma de Obras; Conceito de Gráfico de Gantt + CPM; Conceito e Aplicação do Método do Caminho Critico e Conceito e Aplicação da Linha de Balanço. Já no terceiro e último módulo haverá abordagem dos Principais Elementos de um Orçamento; Principais Desafios na Elaboração de um Orçamento; Tipos de Orçamentos e suas Utilizações; Compatibilização do Orçamento com o

Planejamento Físico; Montagem do Cronograma Físico-financeiro; BIM e seus Impactos no Planejamento e Orçamento de Obras (4D + 5D); Conceitos Básicos de Viabilidade de Empreendimentos; Importância do Planejamento e Controle para a Análise de Viabilidade de Empreendimentos; Os Impactos do Cronograma Físico-financeiro no Fluxo de Caixa do Empreendimento.

Por fim, no quarto módulo, haverá a abordagem de Last Planner x Corrente Crítica; A Importância do Controle de Obras; As Principais Etapas do Controle de Obras; Ferramentas de Controle de Prazos;Ferramentas de Controle de Custos; Ferramenta de Controle -Terço; Indicadores de Controle de Obra; Indicadores de produtividade – IP; Análise de valor agregado (EVA); Utilização de ferramentas de controle vinculadas à curva S.

Instrutores

André Quinderé Carneiro – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Atual Sócio-gerente da AVAL Engenharia Ltda., foi superintendente de obras da Construtora Castelo Branco LTDA (CCB – 2006 a 2009). Responsável pela implantação e manutenção do Sistema de Produção Enxuta de 10 empreendimentos residenciais; foi Gerente de Sala Técnica da Dias de Sousa Construções; Supervisor de obras da parceria Magis Incorporações / MRV Engenharia – Responsável pela implantação das técnicas de construção enxuta em obras do programa Minha Casa Minha Vida. Foi professor no Curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará; Ministra cursos de Extensão nas áreas de Gestão de Obras em parceria com a UNIFOR – Universidade de Fortaleza, Uniconstruir – Universidade do SUNDUSCON/CE, INBEC e IIR Training/SP. Palestrante Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (ENEC 2015); Palestrante do II Fórum Lean Nordeste (Lean Institute Brasil). Autor de diversos artigos relacionados ao tema como Development AND EVOLUTION of project PRODUCTION systems: The PS-37 case – IGLC 2009 (International Group of Lean Construction). 

Nota: O curso não confere atribuição ou apostilamento perante o Conselho de classe profissional. A divulgação e apoio do CREA-PE não pressupõem aprovação do seu conteúdo. O CREA-PE não se responsabiliza por quaisquer ocorrências de natureza contratual, sendo a adesão de inteira responsabilidade do profissional.

Pular para o conteúdo