Crea-PE

Aespe comemora 32 anos de conquistas e grandes desafios para o futuro

Associação, responsável pela segurança dos trabalhadores e sociedade civil, foi de essencial contribuição no enfrentamento da pandemia da Covid-19

Há 32 anos era criada a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco (Aespe), uma das mais antigas do País na sua modalidade. Hoje, a entidade celebra seu reconhecimento local e nacional e prepara-se para os novos desafios que o futuro já vem antecipando.

A Aespe teve papel relevante e de destaque no enfrentamento da pandemia do Covid-19, orientando trabalhadores e empresas para a interrupção na disseminação do vírus. Interações e acompanhamento que salvaram muitas vidas.

“Foram anos de muita dedicação dos engenheiros e engenheiras do trabalho que buscaram uma forma de se unir pela valorização de sua categoria e formaram essa que é uma das grandes entidades do País, uma das mais antigas em sua modalidade”, pontua o presidente da Aespe, o engenheiro de segurança do trabalho, Audenor Marinho.

Ele conta que começou sua história na Aespe em 2014, quando passou a participar ainda como associado e não diretor nas ações que eram tratadas como importantes para a entidade. Anos depois, lembra que foi convidado a integrar a diretoria da associação, depois passando a atuar como representante da Aespe junto ao Crea-PE. Hoje está no segundo mandato de presidente da entidade.

Luiz Antônio de Melo, engenheiro de segurança do trabalho, vice-presidente da Aespe, recorda da sua entrada na associação por volta dos anos 2000. “Passei por várias diretorias, fui vice-presidente algumas vezes, fiz três mandatos como presidente e contribui para o crescimento da Aespe junto com outros engenheiros”, orgulha-se , reconhecendo a contribuição da entidade para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ele aproveita este dia festivo para convocar os engenheiros de segurança do trabalho a participarem da associação. “Porque a Aespe é importante. Ela tem muito a dar, mas também tem muita contribuição a receber de vocês”, garante Melo.

Bruno Andrade, engenheiro de segurança do trabalho e diretor da Aespe, destaca os benefícios para os associados que fazem parte de uma entidade de classe como a Aespe. “Porque a gente cresce muito como profissional e amplia a rede de profisisonais com que trabalha”, destaca Andrade.

Nesta terça-feira (31), data do seu aniversário, a engenheira de segurança do trabalho Marúzia Drummond Vieira de Mello Estelita parabeniza os colegas da entidade que, segundo ela, estão desempenhando tão bem a missão da associação, em lutar pela categoria, agregando os profissionais, realizando intercâmbios entre os órgãos públicos, Ministério do Trabalho e Justiça do Trabalho. “A sociedade e os trabalhadores só têm a ganhar com essa associação”, frisa a engenheira.

A vice-presidente do Crea-PE e diretora da associação, Giani Camara, conta que a Aespe nasceu de um interesse coletivo de profissionais precursores. “Nesses 32 anos, o objetivo é fortalecer a engenharia de segurança do trabalho, divulgar mais as nossas atividades, nossa forma de ajudar e contribuir com a nossa sociedade”, declara Gianni, destacando que ser engenheiro do trabalho é uma missão nobre, que, além de ajudar a preservar a saúde do trabalhador, tem o objetivo de manter o ambiente do trabalho saudável, com segurança.

“A Covid 19 foi um desafio grande para gente, além das doenças geradas a partir do trabalho digital, bem como as doenças mentais. É desafiante, mas não deixa de ser apaixonante. A gente trabalha para as pessoas”, afirma Gianni Camara.

“Mais uma entidade comemorando vida nova, a Aespe. Parabéns ao seu presidente Audenor, aos ex-presidentes, à diretora Giani e a todos os profissionais e a essa entidade que tanto engrandece o debate dentro da instituição Crea e fora com a sociedade”, parabeniza o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Ele destaca que são 32 anos de muita luta, mas muitas conquistas, com muitos desafios para os próximos anos.

É importante destacar que desde 2019, a associação vive um período marcado por uma série de mudanças, a exemplo da formação da Diretoria Executiva, composta por 50% de mulheres, mesclando juventude com experiência. Atualmente, a entidade vive o seu auge de desenvolvimento e maturidade, realizando ações que alcançam todo o território nacional e firmando parcerias com instituições sólidas. Isso só tem ampliado a capacidade de defesa da categoria e das condições de trabalho, diante do cenário atual político, mercadológico e de pandemia da Covid-19.

Para este ano, a entidade tem na sua pauta a realização do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho. A iniciativa será em parceria com o Crea-PE e a ANEST (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho). Este é o maior evento do País nessa área.

Pular para o conteúdo