Crea-PE

Arari FM: Presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, fala sobre Águas Subterrâneas no Semiárido; ouça

Foto: arquivo Blog do Roberto

Nesta terça-feira, 19h, vai ser transmitido pelo instagram do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Crea-PE (@creapernambuco), nova edição do Terça no Crea, com foco no desafio do abastecimento de água no Nordeste. O tema vai ser “Águas Subterrâneas no Semiárido”. O presidente do órgão, Evandro Alencar, falou sobre o assunto na manhã de hoje com o comunicador Roberto Gonçalves da Rádio Arari FM.

O palestrante, será o geólogo João Diniz, ele é mestre em Geociências, com foco em Hidrogeologia.tem experiência em pesquisas e gerenciamento integrado de recursos hídricos, perfuração de poços e mapeamento hidrogeológico. Atualmente, exerce chefia a nível nacional, da Divisão de Hidrogeologia da CPRM, Companhia de Recursos Minerais – ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Ele adianta que vai compartilhar dados da região Nordeste do Brasil, incluindo áreas de MG e ES, onde localiza-se o conhecido Polígono das Secas. Dentro desta área, que se caracteriza pela baixa precipitação pluviométrica, grande índice de aridez e risco de seca superior a 60% estão localizados 1.133 municípios, acrescenta. Na região semiárida, três áreas principais de desertificação são reconhecidas nos municípios de Irauçuba – CE, Cabrobó – PE e Seridó – RN, conforme esclarece.

Diniz defende o gerenciamento de água na bacia hidrográfica como uma das ações necessárias para tornar possível a convivência com as secas no Nordeste. Para isso, informa que é preciso reduzir a velocidade dos fluxos de água de superfície, visando aumentar a disponibilidade de água subterrânea e superficial, pelo aumento da infiltração.

No Terça no Crea, ele vai falar ainda de um projeto, o ProAluvi, desenvolvido pela CPRM, para mapear as ocorrências de aluviões no Nordeste Oriental, com exceção da Bahia. “Os aluviões são reservatórios de água mais protegidos da evaporação do que as águas de superfícies. A partir da identificação é possível criar soluções mais duradouras e eficientes para uso da água na região semiárida.”, explica.

Essas e outras informações serão apresentadas na Live, promovida pelo Crea-PE. O projeto, gratuito, é realizado todas as terças-feiras, desde 2006, através de palestras e treinamentos de assuntos relevantes das áreas tecnológicas, das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea. Nessa fase da pandemia, tem sido realizado virtualmente.

Palestrante: João Alberto Oliveira Diniz

Mini currículo: Graduado em Geologia pela UFPE,  Mestre em Geociências, com foco na área de concentração de Hidrogeologia. Chefe da Divisão de Hidrogeologia da CPRM no Brasil, Companhia de Recursos Minerais – ligada ao Ministério de Minas e Energia. Tem experiência em Geologia com ênfase em Hidrogeologia, pesquisa e gerenciamento integrado de recursos hídricos, perfuração de poços, mapeamento hidrogeológico e SIG.

Pular para o conteúdo