Araripina recebe Plenária Itinerante do Crea-PE

IMG_0928O plenário da Casa Legislativa Vereador Antônio Braz Sobrinho, em Araripina, foi palco, mais uma vez, de importante evento realizado na noite da sexta-feira (13), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Desta vez, foi coordenada pelo presidente Evandro Alencar, a terceira Plenária Itinerante da gestão, primeira do semestre. Antes de Araripina, as plenárias itinerantes foram realizadas em Carpina e Gravatá. Atuando como cerimonialista, o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, convidou o presidente Evandro Alencar, o vice-prefeito de Araripina, Valmir Lacerda Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Capitão, toda a diretoria do Crea-PE e os convidados: presidente do Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso), Josias Inojosa Filho, a diretora presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Simone Souza, e a Juíza Titular da Vara do Trabalho de Araripina, Carla Lacerda, para comporem a mesa diretiva do evento. Do evento também participou o vice-presidente da Assengea, José de Souza Costa Filho.

“E com grande satisfação que trazemos a Plenária Itinerante do Crea-PE para Araripina. Esta é uma ação que nos comprometemos realizar ainda em campanha. O objetivo é levar para os profissionais do Interior  um pouco do trabalho que é realizado na capital. Além disso, como filho de Araripina, fico feliz em receber todos vocês da minha cidade”, disse Evandro Alencar acrescentando agradecimentos pelo apoio recebido dos seus conterrâneos, diretores, conselheiros, inspetores e colaboradores do Crea-PE. “Sem a colaboração de vocês não teríamos conseguido realizar metade dos nossos projetos à frente do Crea-PE”, agradeceu o presidente do Conselho.

IMG_0932Após as palavras de boas vindas e as considerações sobre a importância e satisfação de receber um evento realizado pelo Crea-PE no município, ditas pelo vice-prefeito, Valmir Lacerda Filho, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Capitão, foi desfeita a mesa diretiva e em seguida, o presidente Evandro Alencar fez apresentação sobre as ações que já implementou a frente do Conselho.IMG_0936

IMG_0951Convidado pelo presidente Evandro Alencar, o presidente do Sindusgesso, Josias Inojosa Filho, foi o primeiro a apresentar a palestra sobre “Desafios de Empreender no Interior”. O empresário falou da importância do polo gesseiro, ressaltando que 97% da gipsita do Brasil é produzida em Araripina. Outro ponto abordado por Inojosa, disse respeito ao desinteresse dos governos estadual e municipal em usarem gesso nas construções. Nas imagens, o palestrante mostrou o processo de exploração do mineral, feito em camadas que variam de 8 a 30 metros de espessura.  Ainda sobre o gesso, Josias Inojosa disse que, em virtude das exigências impostas com relação à pureza do gesso produzido no Brasil, a uma considerável quantidade de matéria prima descartada que é utilizada na fabricação do cimento e também na agricultura. Mostrou a evolução da produção com importantes dados de queda brusca da produção nos últimos dois anos, apontando a crise na construção civil, como fator responsável pelo resultado.

Ainda de acordo com o presidente do Sindusgesso, “o gesso na Europa não é um produto desvalorizado como é aqui no Brasil. Por tudo o que apresentamos enxergo a capacidade de agregar valor ao nosso produto e a expansão do mercado, como nosso grande desafio”, disse.

Sobre o futuro da exploração da gipsita, o empresário afirmou que o município de Araripina tem reserva para produzir por, pelo menos, mais 300 anos a produção atual. Sobre capacitação, Inojosa informou que o trabalho é feito em parceria com o Senai e escolas técnicas. Após a palestra, Josias Inojosa respondeu aos questionamentos de alguns presentes e concluiu a sua participação.

IMG_0961   A segunda palestra da noite foi feita pela diretora presidente da CPRH, Simone Souza, queIMG_0959também foi convidada por Evandro Alencar, falou sobre “Licenciamento Ambiental de Poços”.  Antes, porém, os presidentes do Crea-PE e da CPRH, Evandro Alencar e Simone Souza, respectivamente, assinaram o termo de cooperação técnica entre os dois órgãos que prevê o estabelecimento de condições de mútua cooperação entre as partes na fiscalização das atividades de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia desenvolvidas em Pernambuco, bem como a orientação mútua quanto à legislação e normas que regulamentam a atuação de cada uma das partes visando seu efetivo cumprimento.

IMG_0965Sobre o tema da sua palestra, a diretora presidente da CPRH, Simone Souza, disse que é um assunto que tem demandado tempo para resolver os problemas das licenças de instalação e de utilização dos poços. Falou como se da os licenciamentos para poços tubulares profundos e poços superficiais e ressaltou que, um levantamento feito em 10 Estados do País, mostrou que, em Pernambuco, a burocracia é ímpar.

Com relação a este fato, a presidente informou que foi criado na CPRH, um grupo de trabalho que terá a missão de avaliar o atual processo de licenciamento, com o objetivo de propor modificações. “A maior demanda das licenças solicitadas é feita para a perfuração de poços residenciais. Queremos desburocratizar esse licenciamento, inclusive, com emissão de licença ambiental via meio digital e assim, tem condições de fiscalizar poços nas áreas industriais e empresariais”, explicou Simone Souza que, após apresentação também respondeu a questionamentos.

Concluídas as palestras, o presidente Evandro Alencar agradeceu e parabenizou os palestrantes. Em seguida, apresentou o projeto arquitetônicoIMG_0942 da Inspetoria Regional de Araripina e imagens da reforma da coberta do prédio sede do Crea-PE e concluiu dizendo: “Estamos dando o nosso melhor para fazer uma boa gestão”.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE