“Áreas classificadas como potencialmente explosivas – ExZONE” foi tema deste último Terça no CREA

Aconteceu ontem (08), no auditório do Conselho, mais uma palestra do projeto Terça no CREA.O evento, que tem por objetivo capacitar profissionais e estudantes, teve a participação desta vez do Engenheiro Elétrico, modalidade Eletrotécnica, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Gestão da Manutenção GEMAN, realizada na Universidade de Pernambuco (UPE), Luciano Diniz.

O tema aplicado foi “Áreas classificadas como potencialmente explosivas-ExZONE (Embasamento teórico para o cumprimento das diretrizes da NR-10/2004)” e abordou informações sobre: classificação dos gases e vapores, classificação das poeiras combustíveis, mostrou exemplos de ExZONEs, exemplos de certificados para equipamentos elétricos e exemplos de irregularidades incomum, dentre outros assuntos.

Ao final do evento os presentes participaram de sorteio de duas ½ bolsas de estudos para curso oferecido pelo IPOG e o palestrante sorteou duas unidades do livro de sua autoria:  Transformadores, Reatores e Reguladores de Tensão (Ferramentas para uma Manutenção Baseada em Confiabilidade)”.

Luciano Diniz