Crea-PE

Artigo sobre Crea Qualifica será apresentado no 5º Congresso Português de BIM

Ítalo Guedes, autor do texto, apresentará trabalho, em Lisboa, durante o evento, entre 8 e 10 de maio

O Crea Qualifica tem presença garantida no 5º Congresso Português de BIM, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio, em Lisboa, Portugal. O programa de capacitação profissional, lançado na primeira gestão do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, é o tema do artigo de Ítalo Guedes, selecionado para congresso internacional, que é referência mundial sobre o BIM.

Guedes é um dos instrutores do curso de Introdução ao BIM, realizado dentro do Crea Qualifica, entre 2022 e 2023, e vai apresentar o artigo no congresso. Ele explicou que, quando ministrava os cursos, pedia aos profissionais participantes que respondessem a um questionário no primeiro e no último dia de aula. As respostas, além de um feedback da qualificação e aferição dos conhecimentos adquiridos, resultaram numa coletânea de dados valiosos, que inspiraram Guedes na produção do artigo “Capacitação dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências registrados no Crea-PE pertinente ao projeto Crea Qualifica (curso BIM)”.

Apenas com o curso de Introdução ao BIM, mais de 300 profissionais foram capacitados, num total de 13 cidades contempladas, da capital ao sertão pernambucano. Isso somou mais de 4,7 mil quilômetros percorridos, além de 15 áreas de formações distintas presentes na qualificação, com mais de 260 horas aulas presenciais.

Para Adriano Lucena, o Crea Qualifica é uma ação que materializa tudo que a gestão vem fazendo para os profissionais e sociedade. “Não é a informação pela informação. É a garantia do conhecimento pela educação, pela qualificação para os profissionais, que estão capacitados para o mercado de trabalho”, avalia Lucena.

O presidente do Crea Pernambuco ainda afirma que o artigo é uma validação do projeto, mesmo que não fosse selecionado para o congresso. “A coleta de dados já mostra a importância do caminho que estamos trilhando e norteia para onde devemos avançar”, argumenta Lucena, destacando que sua gestão quer exatamente estimular os profissionais a produção de trabalhos no universo acadêmico, dentro de TCCs, de mestrados, doutorados, mas também no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), ocupando espaços na propagação do conhecimento.

O Crea Qualifica prevê, entre outras ações, cursos para ampliar a capacitação profissional com foco no mercado de trabalho. O programa já realizou cursos, palestras, seminários e workshops, atendendo a demanda dos próprios profissionais. Todos gratuitos para os profissionais registrados, com entrega de certificado de participação. No ranking de pedidos de qualificação, o BIM figura em primeiro lugar.

Guedes explica que este artigo aponta caminhos para novos desdobramentos da aplicação do BIM em novos cursos, além de compor um modelo que pode ser replicado em outros Conselhos. Esta é a segunda vez que ele tem artigo apresentando no Congresso, sendo a primeira vez em 2022, em Braga.

O evento acontece a cada dois anos. O objetivo é promover um fórum de discussão técnico-científica em língua portuguesa, envolvendo a participação ativa das comunidades profissional e acadêmica das áreas de Arquitetura e Engenharia. Pretende-se enfatizar os problemas e esforços de implementação na Indústria da Construção e reforçar as redes de profissionais que incorporam práticas BIM nas suas atividades.

Guedes, que é arquiteto e urbanista, faz doutorado em Desenvolvimento Urbano, na UFPE. Também é mestre em Desenvolvimento Urbano, além de diretor Executivo do IG Consultoria, especialista em Plataforma BIM (INBEC), especialização em Deep Learning (CIn/UFPE). No currículo ainda conta as atividades de pesquisador da Célula BIM, pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura, professor de pós-graduação e coordenador de projetos na Secretaria de Infraestrutura no município do Ipojuca.

Pular para o conteúdo