Belém recebe presidentes das Regiões Norte e Nordeste para primeira reunião dos Fóruns de Presidentes de Creas

Evandro _BelémPresidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) que integram o Fórum das Regiões Norte e Nordeste estão reunidos hoje e amanhã (segunda e terça-feira, 15 e 16) em Belém (PA), na primeira reunião do grupo programada para o exercício de 2016, quando discutirão assuntos referentes ao impacto da “PEC da Bengala” nos Creas, situação das Mútuas nos estados do Norte e Nordeste, Lei da Transparência, situação financeira dos Creas, entre outros.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, que está participando do encontro acompanhado do chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, foi o primeiro a falar após as considerações iniciais feitas pelo coordenador do Fórum do Norte, Laécio Aires (AP), pelo anfitrião, presidente do Crea-PA, Elias Lima, pelo coordenador do Fórum do Nordeste (PI), Paulo Roberto e pelo conselheiro federal, Antônio Alberto, representando o Confea.

Com seis assuntos pautados para a reunião, o presidente Evandro Alencar, iniciou a sua participação dando conhecimento aos seus pares, da criação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), do Crea-PE. Outro ponto foi a comunicação da criação e da eleição dos coordenadores do Comitê de Entidades Regionais (CDER), ocorrida durante a realização do 2ᵒ Seminário de Lideranças, realizado entre os dias 29 e 30 de janeiro, na cidade de Caruaru (PE).

Ainda com a palavra, o presidente pernambucano falou sobre o Termo de Cooperação firmado entre o Crea-PE e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) que prevê, entre outras, a parceria nas pesquisas da área tecnológica, a defesa da atividade dos profissionais das Engenharias e áreas afins, e a viabilidade de profissionais aos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Instituto, com a oferta de descontos. A doação, pela prefeitura da cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, do terreno para a construção e a instalação da sede própria da Inspetoria Regional do Conselho, no município também foi abordada.

No extra pauta da reunião, Evandro Alencar falou, entusiasmado, da visita que fez, a convite do prefeito, José Patriota, ao município de Afogados da Ingazeira e das parcerias que foram firmadas entre a prefeitura e o Conselho Pernambucano.

Com relação à indicação dos nomes dos novos coordenadores do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente elogiou os nomes do presidente do Crea-RN, Modesto dos Santos e do presidente do Crea-RR, Marcos Camoeiras, que se lançaram candidatos às vagas, mas, chamou a atenção para o fato de que os escolhidos não repitam o que aconteceu em 2015 quando, grande parte das propostas do Colégio de Presidentes (CP) não foi acatada e, não houve sequer, informações acerca do não acatamento das sugestões, a exemplo das contribuições feitas, por um grupo de presidentes do qual ele fez parte e, aprovadas pelo Colégio de Presidentes (CP), sobre a nova redação das Resoluções nᵒs 1.018 e 1.019, que dispõem sobre o registro das instituições de ensino e das entidades de classe no Sistema.

Ainda sobre a questão, Evandro Alencar disse que não daria a sua opinião de pronto já que, além do grupo não estar completo, faltaram ao encontro alguns presidentes, também achava mais prudente e assertivo ouvir as propostas dos demais postulantes aos cargos de coordenador e coordenador adjunto do Colégio de Presidentes do Sistema. Ainda assim, disse saber da experiência e do conhecimento dos dois postulantes acerca da legislação e das especificidades do Sistema.

Participaram do encontro durante a manhã de hoje (segunda-feira, 12) osIMG_3454 seguintes membros: Eng. civil Evandro Alencar (Crea-PE); Engenheiro Agr. Carminda Luzia Pinheiro (Crea-AC); Eng. Civ. Fernando Reis (Crea-AL); Eng. Civ. Claudio Guenka (Crea-AM); Eng. Ftal. Laércio Ayres (Crea-AP); Eng. Civ. José Neto Júnior (Crea-BA); Eng. Agr. Elias da Silva Lima (Crea-PA); Eng. Civ. Paulo Roberto de Oliveira (Crea-PI); Eng. Eletric. Modesto dos S. Filho (Crea-RN); Eng. Ftal. Ailton Pacheco (Crea-RO); Eng. Civ. Marcos Camoeiras (Crea-RR); Eng. Agr. Arício Silva (Crea-SE); Eng. Agr. Ana Maria Faria (Mútua-PA); Eng. Eletric. Gilmário Drago (Mútua-PA); Eng. Agr. Antônio Carlos Albério (Confea); Eng. Agr. Pedro Paulo Mota (Crea-PA); Eng. Civ. Seg. Trab. Rui Dinamar (Crea-PA); Eng. Eltric. Beatriz Vasconcelos (Crea-PA); Eng. Civ. Seg. Trab. Harold Sadalla (Crea-PA).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE