Crea-PE

Blitz do Crea nas Pontes finaliza inspeções no Recife

Mais de 20 profissionais, entre voluntários e colaboradores do Crea-PE, realizaram vistorias nas principais pontes do Recife nesta semana. Com inspeções por terra e por água, pelo rio, foram observadas estruturas centenárias, com foco na segurança e proteção à vida, uma das missões do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE.  O presidente do órgão, Evandro Alencar, explicou que na quarta-feira, 25.11, foram feitas as últimas análises nas seguintes pontes:

PONTE PRINCESA ISABEL

PONTE DUARTE COELHOPONTE BUARQUE DE MACEDO

PONTE DO LIMOEIRO

Foram registradas intervenções feitas ao longo dos anos, mas em alguns espaços, se percebeu danos maiores, embora nenhum sinalize colapso imediato. De forma geral, foram vistos itens que sinalizam para a necessidade de maior atenção na manutenção das pontes. O especialista Tibério Andrade, diretor da Tecomat, integrante da Blitz, disse que a prevenção periódica é fundamental para evitar maiores problemas, diante do processo evolutivo de deterioração das estruturas de concreto.

Engenheiros ambientais registraram nas margens das pontes, acúmulo de resíduos sólidos revelando a necessidade de mais ações de educação ambiental.

Desde a segunda-feira, 23.11, a equipe do Blitz do Crea conseguiu realizar inspeções também nessas estruturas :

PONTE DE FERRO

PONTE VELHA

PONTE VIADUTO JOAQUIM CARDOSO

PONTE JOSÉ DE BARROS LIMA

PONTE GILBERTO FREYRE

PONTE MOTOCOLOMBÓ

PONTE GOVERNADOR PAULO GUERRA

PONTE GIRATÓRIA

PONTE MAURÍCIO DE NASSAU

Fotos, medições e registros feitos durante a Blitz, in loco,  passarão agora por estudos complementares, incluindo normas técnicas, com previsão de finalização de relatório da Blitz do Crea nas Pontes, com conclusões e recomendações no mês de dezembro, conforme explicou Evandro Alencar.

Pular para o conteúdo