Crea-PE

Canal do Sertão: expressão da grandeza da Engenharia em Alagoas

Projeto e processo de construção da obra foi apresentado durante a 75ª Soea

 Maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, o Canal do Sertão pautou a palestra realizada ao fim da tarde desta quinta-feira (23), a cerca de 50 participantes, na Sala Jatiúca do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Ministrada pelo diretor da empresa responsável pela elaboração do projeto do Canal, o eng. civ. Wellington Coimbra Lou, a palestra teve o título “Projeto e Implantação do Canal do Sertão” e compôs o penúltimo dia de programação da 75ª Soea.

“O Canal do Sertão é uma obra hídrica que visa conduzir água para abastecimento humano, dessedentação de animais, irrigação, fins industriais, enfim, usos múltiplos para todo o sertão e agreste alagoanos. Essencialmente, é um canal do qual vão derivar dezenas de adutoras e uma série de outras obras complementares”, explicou o palestrante. Em sua fala, Wellington ainda abordou a origem do canal, como foi pensado e projetado, e ainda como está sendo construído. “Hoje, ele está com sua construção no quilômetro 126, ou seja, mais da metade dos 250 quilômetros de obras”, destacou.

Durante sua apresentação, no estilo bate-papo com os presentes, o engenheiro também defendeu a segurança do Canal do Sertão. “Hoje existem tecnologias de revestimento e drenagem que fazem com que ele não possa ser rompido”, afirmou, lembrando o recente rompimento do canal de transposição em Salgueiro (PE). “O Canal do Sertão é muito bem protegido. Possui todo um sistema interno de drenagem nas laterais e no fundo, além de outras proteções que impedem que ele tenha problemas”, ressaltou.

Para Wellington, discutir sobre o Canal do Sertão com profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na 75ª Soea, realizada na capital alagoana, é muito importante, considerando que “a obra é de uma grandeza como nunca houve no estado de Alagoas e vai ser muito difícil que venha existir outra do mesmo porte desse canal, em termos de Engenharia”.

 

Equipe de Comunicação

Fotos: Art Imagem Fotografia

Skip to content