Home > Destaque > Cidade recebe especialistas internacionais em iluminação pública em evento apoiado pelo Crea-PE

Cidade recebe especialistas internacionais em iluminação pública em evento apoiado pelo Crea-PE

Foto: Beto Figueroa
Foto: Beto Figueroa

Um time de especialistas mundiais em iluminação pública estará no Recife neste mês de setembro. Os franceses Laurent Fachard e Dany Joly; o franco-brasileiro Thomaz Klug e o suíço Alain Maîte – que assinam projetos de iluminação como o do Museu do Louvre e dos novos Champs-Elysées – confirmaram presença em evento na capital pernambucana.

Eles farão palestra sobre suas experiências durante o Seminário Internacional de Iluminação Pública, nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório da Agência Central do Banco do Brasil. O evento conta com apoio do Crea-PE e está com inscrições abertas, exclusivamente pelo site www.iluminacaorecife.com.br.

A França – especialmente as cidades de Nantes e Lyon – é considerada referência mundial em iluminação pública e de excelência na eficiência energética. Laurent Fachard, por exemplo, criou o Festival Lyon Lumière, que se tornou o mais importante festival de iluminação do mundo, o Fête des Lumières, em Lyon, que recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes.

Também estão confirmadas as presenças de conferencistas brasileiros, como Plínio Godoy (SP), Anna Maria Hennes (RS), Cláudia Torres e Márcia Chamixaes, ambas de Pernambuco. A ideia do evento é fortalecer o debate sobre a implantação de políticas públicas no sentido da iluminação, induzindo o desenvolvimento econômico, o turismo de lazer e fomentando a cidadania. Isso porque as intervenções urbanísticas nesta área são uma requalificação estratégica, impactando na melhoria e valorização dos espaços e possibilitando o uso de parques, praças e outros locais com mais segurança e conforto.

Durante o seminário, os participantes vão estruturar propostas de intervenção na iluminação de espaços públicos do Recife, para melhorar a ocupação do espaço urbano e estimular a inovação. O trabalho será uma provocação para a cidade anfitriã do seminário, que em 2037 celebrará seus 500 anos.

Na programação constam, ainda, visitas técnicas feitas pelos palestrantes a espaços urbanos do Recife, como o Morro da Conceição, Sítio da Trindade, Bomba do Hemetério, Parque da Jaqueira, Praia de Boa Viagem e passeio fluvial pelo Rio Capibaribe. Após o seminário, nos dia 22 e 23 de setembro, a equipe de franceses permanece na cidade participando de intercâmbio com técnicos da Prefeitura do Recife.

O evento é promovido pela Unidade de Negócios de Eficiência Energética (UNEE), do Recife, em parceria com o Consulado da França e apoio do Banco do Brasil, Prefeitura do Recife, Consórcio Processo/Fink Engenharia, Philips, Postemax, Projetec e a Osran. As inscrições são limitadas e feitas exclusivamente pelo site: http://www.iluminacaorecife.com.br.

Fonte: Diálogo Comunicação Integrada

Check Also

Fiscalização do Crea-PE amplia atuação no estado

Novas operações realizadas na Zona da Mata Norte e no Agreste de Pernambuco, ampliam cobertura …