Codevasf inaugura Projeto Flutuantes e agradece apoio do Crea-PE

20151207121356Atento às questões relativas à Engenharia e Agronomia de Pernambuco, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, comemora os testes, na próxima semana, para inauguração entre os dias 19 e 20 de dezembro, do “Projeto Flutuantes”, sistema de captação flutuante no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina (PE). A ação faz parte das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para enfrentamento da diminuição do nível d’água,a volumes nunca vistos (0,95% do volume útil) da Barragem de Sobradinho.

Convidado pela Codevasf para prestigiar a cerimônia de inauguração, Evandro Alencar destaca a satisfação com a concretização do projeto. “O Povo do Vale do São Francisco está de parabéns, pela agilidade com que conseguiu  convencer os entes públicos da urgência e importância dessa obra. E aos engenheiros que participaram direta, ou indiretamente, os parabéns do Crea-PE”, parabeniza Alencar. Em nome da Codevasf, o engenheiro da 3ª Superintendência Regional da empresa, Leonardo Cruz, agradeceu ao empenho e a sensibilidade de Evandro frente às questões da Engenharia, principalmente, em relação à região do semiá rido.

Devido o déficit hídrico provocado pela estiagem dos últimos três anos e o maior consumo registrado, o Ministério da Integração, através da Codevasf investiu, segundo dados do Ministério, mais de R$32 milhões no projeto ‘Flutuantes’, voltado ao Vale do São Francisco. A iniciativa tem a destinação da captação de água da barragem de Sobradinho, na Bahia, destinando-a para um ponto de captação, chegando aos canais e assim levando água para os lotes dos perímetros irrigados da região e ao consumo humano das cidades de Afrânio e Dormentes, que juntas têm mais de 40 mil habitantes, além das comunidades de Rajada e Pau Ferro, ambas na zona rural de Petrolina.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o principal beneficiado é o Projeto Senador Nilo Coelho, que fica na Zona Rural da cidade. A área de aproximadamente 23 mil hectares possui plantações de manga, uva, coco, goiaba, banana e outras culturas que geram dividendos à economia local da monta de R$ 1 bi/ano. O projeto Flutuantes surge para assegurar o abastecimento de água e tranquilizar o produtor, fazendo que mantenha os planejamentos, sobretudo, com exportadores.

A Codevasf tem tratado como prioridade o processo de implantação de estruturas suplementares de captação de água para seus perímetros de irrigação nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Serão instaladas inicialmente oito balsas e oito bombas. Com a implantação do projeto, mais de 2 mil agricultores devem ser atendidos.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE