Crea-PE

Colaboradores do Crea-PE participam de palestra sobre prejuízos causados à saúde pelos altos níveis de colesterol e triglicerídeos

Em mais uma iniciativa do Programa Crea+Saúde, desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), por meio de ações propostas pela Gerência de Recursos Humanos (GRH), com o objetivo de promover a qualidade de vida dos colaboradores, foi realizada na manhã desta sexta-feira (28.06), palestra sobre dislipidemia, nome científico para níveis alterados das taxas de colesterol e triglicerídeos.

A palestra “Dislipidemia – Colesterol e Triglicerídeos elevados”, feita pela nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helena Ramalho Gondra, suscitou esclarecimentos acerca do que é cada uma das taxas, os riscos que podemos correr não nos prevenindo quanto ao seu aumento ou em já tendo a disfunção não trabalharmos com o objetivo de revertermos o quadro que, segundo a palestrante pode causar muito males, entre os quais, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Infartos do Miocárdio e demais patologias clínicas.

Tratou do tipo de alimentação que causa a elevação das taxas, assim como esclareceu quais as atividades e alterações nos hábitos alimentares e atividades físicas que contribuem para reverter o quadro.

Medidas da circunferência abdominal e o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que são diferentes para homens e mulheres, têm que ser observados já que por meio delas podem ser verificadas as condições de risco das pessoas.

A nutricionista explicou que uma boa alimentação, atividade física regular são responsáveis por manter uma boa circulação sanguínea, no entanto, a nossa saúde deve abranger um conjunto de cuidados, inclusive os que garantem um bom funcionamento psicológico, sem o qual, também não teremos a saúde desejável.

Com a exibição de vídeo, foi mostrado aos colaboradores o funcionamento sistêmico do coração, principal órgão atingido com o descuido da saúde, no que se refere aos itens abordados.

Ao final da palestra, os colaboradores se dirigiram a área de convivência do Conselho onde participaram do café da manhã temático, para homenagear os aniversariantes do mês. Na oportunidade, foram sorteadas duas diárias em hotel do Litoral Sul do Estado, oferecida pela Empresa Meru Viagens, fornecedora do Crea-PE.

 

 

 

Pular para o conteúdo