Com programação de três dias, CREA-PE realiza Seminário de Lideranças em Pesqueira

A quarta edição do Seminário de Lideranças Regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) ocorreu durante o último final de semana. Este ano, o local escolhido para sediar o evento foi o hotel Estação Cruzeiro, na cidade de Pesqueira, a 220km da capital pernambucana. Entre as atividades do seminário, estiveram a posse dos novos conselheiros, diretores e inspetores, além de palestras e debates que visam enriquecer a profissão e unir ainda mais a categoria.

Em seu discurso de abertura, na sexta-feira (26), o presidente do CREA-PE, Evandro Alencar, afirmou que apesar das muitas crises que agrediram e agridem o país, “não é este o momento de arrefecermos”. Evandro reforçou que “esta é a hora de trabalhar mais ainda e fazer um CREA-PE cada dia mais ativo”, e enfatizou o compromisso da entidade com os trabalhadores.

Com auditório lotado, a programação da noite ainda contou com o convidado Nelton Miguel Friedrich. O ambientalista foi Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional de 2013 a 2017, e o principal criador e coordenador geral por mais de 13 anos do Programa Cultivando Água Boa. O profissional apresentou o case do programa e explanou sobre a importância dos recursos naturais, além de alternativas inteligentes para o melhor aproveitamento desses, com atenção especial para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, que corresponde ao conjunto de ações e diretrizes que vão nortear os trabalhos das Nações Unidas e países membros com o objetivo de um desenvolvimento sustentável.

No sábado (27), segundo dia do evento, os profissionais do Conselho apresentaram orientações institucionais sobre diversos assuntos fundamentais para a relação entre o órgão e a categoria, entre os quais atribuições profissionais, autos de infração, procedimentos administrativos, acobertamento profissional, anotação de responsabilidade técnica e uma explicação sobre o regimento do CREA-PE. Mais tarde, no mesmo dia, o público conheceu os projetos de lei em tramitação referentes ao sistema CONFEA/CREA, além da obrigatoriedade e importância do Livro de Ordem do Conselho.

O dia contou ainda com a palestra “Sinistros da Engenharia”, oferecida pelo advogado Ernesto Cavalcanti, que falou sobre segurança no trabalho e as implicações jurídicas em casos de acidentes, além de uma apresentação do deputado estadual Eduíno Brito, presidente da Frente Parlamentar em defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia, que explicou sobre as ações que serão implantadas entre a Frente Parlamentar e o CREA-PE, em prol da sociedade.

Ainda no sábado, o dia mais extenso em programação, o conselheiro engenheiro civil Roberto Muniz, apresentou atribuições e procedimentos das Câmaras Especializadas, e o conselheiro engenheiro agrônomo Burguivol Alves, trouxe orientações sobre Estudos de Casos.

O domingo (28), último dia do evento, foi marcado pela terceira parte da 1.841º Sessão Plenária Ordinária, seguida da Reunião Mensal de Integração com o Presidente e Inspetores, onde, durante o período da tarde, o presidente Evandro Alencar discutiu junto aos inspetores as metas e ações para o futuro próximo, além de ouvir as demandas de cada inspetoria.

Da renda, do doce e da fé: Pesqueira foi a cidade escolhida para sediar o evento

Escolhida para sediar o evento, a charmosa cidade de Pesqueira, uma das maiores da região Agreste de Pernambuco, é marcada pela devoção à Virgem Maria, graças a uma aparição de Nossa Senhora no distrito de Cimbres. Em função disso, a cidade conta com igrejas e com o Santuário de Nossa Senhora das Graças, no bairro de Cimbres, que já mereceu profundos estudos da igreja católica e hoje é considerado solo sagrado.

Pesqueira também é conhecida pela sua vasta produção de doces, que por muito tempo deram ao lugar o título de “terra das chaminés”. A renda renascença e o turismo merecem destaques, assim como a arquitetura do lugar, que conta com vários casarões e sobrados do século 18 que contribuíram para tornar o 4º Seminário de Lideranças uma experiência agradável para todos os participantes.