Crea-PE realiza o 4º Seminário de Lideranças Regionais na cidade Pesqueira

O evento acontecerá neste final de semana, no hotel Estação Cruzeiro.

Com o objetivo de oferecer aos participantes palestras e estudos técnicos sobre a legislação e funcionamento do Sistema Confea/Crea, a quarta edição do Seminário de Lideranças acontecerá este final de semana na cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano, a 220 km da capital. O evento, que será a partir das 19h desta sexta-feira, no hotel Estação Cruzeiro, discute ainda metas e procedimentos futuros no plano de ação do Conselho.

Na sexta-feira (26), a programação será iniciada às 19h pelo presidente Evandro Alencar, com a Sessão Plenária Ordinária de nº 1.841, que segue durante o final de semana. Após a abertura, a programação continua com o ambientalista Nelton Miguel Friedrich, que foi Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional de 2013 a 2017, e é o principal criador e coordenador geral por mais de 13 anos do Programa Cultivando Água Boa. A atividade apresenta o programa e propõe discutir a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, fixada em 2015 pelos líderes globais junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

No sábado (27), haverá, após a segunda parte da Sessão Plenária Ordinária para as posses dos conselheiros, às 10h, a palestra “Sinistros da Engenharia”, com o advogado Ernesto Cavalcanti; às 11h, o Deputado Estadual Eduíno Brito, Presidente da Frente Parlamentar em defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia, falará sobre as ações que serão implantadas entre a Frente Parlamentar e o CREA-PE, em prol da sociedade.

Durante a tarde do sábado, às 14h, o evento receberá as orientações institucionais do CREA, enquanto o Colégio de Entidades Regionais (CDER) participa de reunião sobre a Resolução 1.075/16, que dispõe sobre a captação de recursos para entidades.

Ainda no dia 27, o evento receberá às 15h45, o conselheiro engenheiro civil Roberto Muniz, que apresenta atribuições e procedimentos das Câmaras Especializadas, e o conselheiro engenheiro agrônomo Burguivol Alves, que trará orientações sobre Estudos de Casos. A assessora jurídica Nathalia Amorim trará, ao final da tarde, uma apresentação sobre os projetos de lei em tramitação referente ao sistema Confea/Crea, seguida do Gerente Jurídico Petrúcio Aragão, que falará sobre o Livro de Ordem do conselho, que possibilita verificar a autoria dos projetos e a existência do responsável técnico pelas obras e serviços.

O domingo (28) será marcado pela terceira parte da Sessão Plenária Ordinária, além da reunião mensal de integração com o presidente e inspetores, que acontece às 15h encerrando o evento.