Comemoração do Dia do Engenheiro Florestal acontece nesta segunda em evento virtual

Live terá palestra, lançamento de publicação, premiação, além de sorteio entre participantes e será a partir das 19h, transmitida pela TV Crea-PE no YouTube

Segunda-feira, 12 de julho, comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal. A data será festejada com um evento virtual com uma programação dinâmica, dentro de uma pauta de assuntos e demandas da categoria, além de uma dose de emoção, com direito a prêmio, e sorteio para os participantes. O encontro acontece a partir das 19h e será transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

O evento Dia do Engenheiro Florestal 2021 já começa com a palestra “O Empreendedorismo no Setor Florestal”, ministrada pelo engenheiro florestal, Rubeni Cunha dos Santos. Ele vai contar sua experiência de sucesso com o empreendedorismo na área, um feito e tanto para um setor que tem poucas oportunidades na área. “O engenheiro florestal, quando sai da faculdade, não tem nenhuma experiência com o empreendedorismo. Rueni vai falar de suas experiências, dificuldades, dos caminhos que trilhou para abrir e manter sua empresa em Araripina, que emprega profissionais da categoria”, explica o coordenador do evento e vice-presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF), Roberto Silva.

Depois da apresentação de Rubeni, será aberto espaço para que os participantes da live façam perguntas, tirem dúvidas, troquem experiências. “Será um momento que vai agregar muito conhecimento aos participantes”, destaca Roberto Silva.

Em seguida, acontece o lançamento da publicação “Valoração de espécies arbustivas e arbóreas nativas de ocorrência regional nos Biomas Mata atlântica e Caatinga em Pernambuco”. Um tipo de catálogo de preços, onde o valor da árvore em pé é catalogado de acordo com as espécies. “Muitos profissionais têm dificuldade de precificar, então estamos atendendo um pleito da categoria e disponibilizando essa publicação. Na verdade, estamos atualizando os valores da publicação que fizemos em 2019”, explica o coordenador do evento.

O catálogo de preços estará disponível gratuitamente no site da APEEF, onde pode ser feito o download, além estar nas redes sociais da associação. “Também podem ser feitas solicitações de outros tipos de envios, que mandaremos a publicação”, esclarece Roberto Silva, destacando que o material só estará disponível a partir de segunda-feira, no evento.

O ponto alto da noite será a entrega do Prêmio Zé Ferraz do Mérito Florestal, que chega à sua quarta edição. O nome do prêmio é uma homenagem a uma figura de destaque na engenharia florestal. Os nomes são indicados e depois avaliados pelo conselho deliberativo da associação, que escolhe o nome do prêmio. São contempladas quatro categorias. A primeira é de personalidade, para alguém de destaque na profissão. A segunda é de entidade, que pode ser uma ONG, empresas, um órgão público. A personalidade amiga é terceira categoria, que homenageia qualquer pessoa que tenha contribuído com a engenharia florestal, mesmo não sendo da área.

A quarta categoria vem sempre carregada com emoção. É uma premiação post mortem, que homenageia, através de sua família, um destaque da categoria. São quatro finalistas e a família que receberá a honraria só saberá durante o evento. “É um momento muito bonito e emotivo”, lembra Roberto Silva. Todos os vencedores indicados e votados pela.

Ainda durante a live haverá sorteio, entre os participantes do evento, da publicação “Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação do Estado de Pernambuco”. Antes do evento, pela manhã, haverá também distribuição de cestas básicas, arrecadadas pela associação para famílias carentes, dentro das comemorações do Dia do Engenheiro Florestal.