Comissão de Ética Profissional do Crea-PE apresenta plano de trabalho para 2014/2015

pleno 2 - menor

O plano de trabalho da Comissão de Ética Profissional (CEP) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) foi apresentado, na noite desta quarta-feira (11), para o plenário da casa. Na ocasião, o coordenador da CEP, engenheiro florestal Nielsen Christianni, detalhou todas as ações que estão programadas e propôs que o plano seja expandido para o ano de 2015.

No início da apresentação, Nielsen fez uma breve introdução sobre o conceito de ética. “Alguns comportamentos que a sociedade adota, traz inversões de valores, que causam o afastamento da boa conduta ética”, explica Nielsen. Como exemplos de anticulturas da ética profissional, o coordenador exemplificou a do levar vantagem em tudo, o corporativismo, o desconhecimento das normas legais e a morosidades dos processos éticos.

“É preciso combater esse pensamento. A sociedade acredita que processos éticos demoram demais, que é sempre possível ganhar algo, que as classes profissionais não conseguem julgar de maneira imparcial os processos éticos e, principalmente, alegar o desconhecimento das normativas. Isso precisa ser repensado”, afirmou o coordenador da Comissão.

Como ferramentas para combater esses ideais de anticulturas éticas, a CEP do Crea-PE planejou atuar em três eixos: comunicação, operacionalização e apoio ao debate em nível nacional. “É preciso divulgar o que é Ética Profissional e torná-la conhecida de toda a sociedade, fazer com que os processos sejam julgados em tempo e estimular o debate no Sistema Confea/Crea”, enfatiza.

Entre as medidas apresentadas estão a criação de uma campanha publicitária para valorização da Ética Profissional , distribuição de código de ética, palestra entre os conselheiros, em instituições de ensino e participação em eventos do Sistema. Ainda na plenária, o coordenador apresentou o slogan da campanha, que foi proposto pela Assessoria de Comunicação do Conselho. Com o tema “Seja Ético, Seja um Profissional Legal”, o cidadão tem um espaço reservado para conhecer um pouco mais sobre o tema, além de ter acesso às resoluções e ao código de ética.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE