Comissão Eleitoral Federal divulga edital de convocação para as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2023

A Comissão Eleitoral Federal divulgou, nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União, o edital nº 1 de Convocação Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua. As eleições para o triênio 2024 a 2026 serão realizadas, pela internet, no dia 17 de novembro de 2023. Estarão aptos a votar os profissionais registrados e adimplentes com o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em Pernambuco, os profissionais vão escolher o presidente do Confea, do Crea-PE, conselheiro federal e suplente na categoria Agronomia, e os diretores geral e administrativo da Mútua-PE. O edital nº 1 com o regulamento das eleições gerais e o calendário do pleito pode ser conferido na íntegra aqui.

Os profissionais têm até o dia 18 de outubro de 2023 para regularizar sua situação de inadimplência junto ao Sistema Confea/Crea. É imprescindível também atualizar os dados cadastrais no Crea-PE, já que o profissional irá receber a senha por e-mail ou mensagem de texto. O acesso à ferramenta de votação será através do CPF.

A eleição será realizada pelo site www.votaconfea.com.br, das 8h às 19h (horário de Brasília). O profissional irá votar na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independentemente do seu registro originário ou locais onde possuir visto

Giani Camara, coordenadora da Comissão Eleitoral Regional (CER) em Pernambuco, disse que, com a publicação do edital, está aberto o processo eleitoral 2023 do Sistema Confea/Crea e Mútua. “A partir de hoje até o dia 18 de agosto, a CER está apta e no aguardo das inscrições dos postulantes às vagas”, explicou a coordenadora da Comissão.  “Vale salientar que a campanha eleitoral só poderá ter início a partir do dia 19 de agosto”, completou.

Segundo Giani Camara, a documentação necessária para concorrer às vagas estão elencadas no edital, e pode ser enviada, preferencialmente, pelo e-mail comissaoeleitoral@crea-pe.org.br, até às 23h59 do dia 18/08. Os documentos também podem ser entregues na sede e Inspetorias do Crea-PE.