Comitê Tecnológico Permanente se reúne no Crea-PE

ctp_editadaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (09), na sede do Conselho, com os membros do Comitê Tecnológico Permanente (CTP).  No encontro, os renomados profissionais discutiram formas de trabalhar os temas pertinentes às áreas tecnológicas no Comitê.

Para formatação do funcionamento do CTP, os profissionais optaram pela criação de grupos de trabalho (GT) temáticos, sendo formado por membros do Comitê e convidados externos. Dessa forma, foram criados três grupos iniciais. O primeiro irá tratar do tema Energia e será coordenado pelos engenheiros eletricistas João Paulo Aguiar e Genildo Nunes de Souza. O segundo grupo de trabalho irá abordar a temática de Água, formado pelos engenheiros civis Mário Antonino e Carlos Calado mais o geólogo Waldir Duarte Costa. O terceiro grupo será sobre Mobilidade Urbana e terão como membros o engenheiro civil João Recena e a engenheira química Fátima Brayner. Os demais membros do CTP são convidados a integrar um dos GTs.

ctp_edi_todosAinda na reunião, o professor Mário Antonino fez um breve relato sobre a experiência dos Cadernos do Semiárido – Riquezas e Oportunidades. Na ocasião, ele falou da importância de um olhar crítico sobre a região do semiárido. “Fiz questão de colocar o Riquezas e Oportunidades em todos os cadernos. Eu acho que a gente precisa focar em tudo que a região tem de bom, de rico, de oportunidades para nós. É preciso abrir mão do olhar de coitadinho”, destaca Mário.

Por fim, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, fez o relato da participação de Carlos Calado, membro do CTP no Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em agosto. Na ocasião, Calado ministrou palestra para os presidentes de Creas de todo o Brasil. “Eu já fiz o agradecimento na reunião, mas não poderia deixar de registrar aqui a brilhante apresentação do professor Carlos Calado, que, inclusive, foi bastante elogiada pelos colegas presidentes”, explicou Alencar. A próxima reunião do CTP ficou agendada para o dia 22 de setembro, às 14h.

Sobre o CTP
O Comitê Tecnológico Permanente (CTP) foi criado pelo presidente Evandro Alencar, com a intenção de debater temas relevantes para as áreas tecnológicas e para a sociedade. A ideia é que o grupo, formado por renomados profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, discuta temas polêmicas e que proponha soluções para a sociedade. O CTP é formado por: Evandro Alencar, Norman Costa, Waldir Filho, Carlos Calado, Dilson Teixeira, Fátima Brayner, Genildo Nunes, Gerson Quirino, João Recena, João Paulo Maranhão, Joaquim Correia, José do Patrocínio, Mário Antonino, Niedja Galvão e Waldir Duarte Costa.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE