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Comitiva do Crea-PE faz visita técnica às estações do Metrô do Recife

Grupo liderado pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, esteve em estações e no Centro de Manutenção

 

Uma comitiva do Crea-PE observou mais de perto a situação do Metrô do Recife, que será tema de debate em um seminário, que está sendo organizado pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. A visita, realizada nesta quinta-feira (09), teve início na Estação Joana Bezerra, esteve na Coqueiral, encerrando no Centro Operacional do Metrorec, em Cavaleiro. 

O grupo verificou as condições das estruturas das instalações, dos trens urbanos e da operacionalidade do sistema. No Centro Operacional, conheceu a oficina de trens e os detalhes das atividades desenvolvidas pela Gerência de Manutenção, além das dificuldades enfrentadas na operação do metrô. A visita foi acompanhada por funcionários do Metrorec.

“Fizemos uma visita, com olhar técnico e social, para identificar os problemas do metrô”, explicou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Segundo ele, a agenda foi um passo importante para o debate sobre o sistema metroviário. Segundo Adriano Lucena, o metrô precisa ser resgatado para o cidadão. “O seminário pretende identificar como o metrô pode voltar a prestar um serviço com qualidade e segurança para os usuários”, ressaltou o presidente. 

“Faremos um grande debate sobre o Metrô do Recife, de forma propositiva, para que se possa chegar a soluções adequadas para esse modal tão importante para a Região Metropolitana do Recife”, destacou a engenheira civil Fernandha Batista, coordenadora-adjunta do CTP. Também integrante do CTP, o engenheiro civil Laedson Bezerra observou que é importante que o Metrorec apresente uma proposta com mais objetividade, no sentido de salvar o metrô, que já foi considerado um dos melhores do país.

O Metrô do Recife atende 200 mil usuários por dia. A falta de recursos adequados para manutenção nos trilhos e nos trens já provocou a suspensão da operação aos domingos, impactou na redução na velocidade dos trens e no aumento do tempo de viagens. Segundo cálculos do Metrorec, são necessários R$ 3,6 bilhões para requalificar o sistema. Nesse valor está incluída a aquisição de uma frota de 20 trens elétricos para substituir os trens da Linha Sul e VLTs. Os veículos estão obsoletos e operam com baixa confiabilidade. 

Na comitiva também estiveram presentes o superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio de Alencar; o engenheiro civil Maurício Pina, que também integra o CTP, além dos engenheiros civis Carlos Fernando e Paulo Araújo, que foram funcionários do Metrorec.

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