Engenheira Ana Sampaio foi eleita delegada e participará do evento em Brasília, que abordará desafios das mudanças climáticas
A engenheira civil e de segurança do trabalho e conselheira do Crea-PE, indicada pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (IBAPE), Ana Sampaio, está entre os 50 delegados escolhidos para representar o Estado na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília.
A eleição dos delegados ocorreu durante a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5ª CEMA-PE), cujo tema foi “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. A assembleia teve início presencialmente no dia 13 de março, no Centro de Convenções, e foi retomada de forma remota no dia 24. Os eleitores escolheram os candidatos divididos por segmento, entre eles: Sociedade Civil, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas; Setor Privado; Setor Público Municipal; e Setor Público Estadual ou Federal.
Em seguida, os delegados escolheram as 20 propostas do Estado relativas à agenda climática que serão levadas à Conferência Nacional. Elas foram selecionadas de um total de 400, compiladas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em um caderno, feito a partir das conferências municipais. Os eixos temáticos são: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental.
A votação online teve início às 20h do dia 24 (terça-feira) e foi encerrada no mesmo horário do dia seguinte. O resultado foi divulgado na quarta-feira (26) pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas-PE). A lista completa de delegados eleitos e todas as propostas selecionadas estão disponíveis no site da Semas-PE.