Home > Destaque > Contecc recebe 570 inscrições de trabalhos técnicos e científicos

Contecc recebe 570 inscrições de trabalhos técnicos e científicos

logo_contecc2014_reduzidaA primeira edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) ganhou a atenção de estudantes e profissionais da área tecnológica. Cerca de 570 trabalhos foram inscritos para serem apresentados durante o Congresso que será realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) entre os dias 12 e 15 de agosto, dentro da programação da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (71ª Soea), em Teresina (PI).

De acordo com a organização do Contecc, foram recebidos 280 trabalhos de Agronomia, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos.

Ao longo do Congresso, os 21 trabalhos vencedores serão apresentados oralmente e os outros aprovados estarão disponíveis durante a conferência em forma de pôsteres. Até o dia 25 de julho, a comissão responsável por avaliar os trabalhos inscritos divulgará os resultados.

À frente do Grupo de Trabalho responsável por organizar o Congresso, o conselheiro federal e engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy comemora o saldo expressivo de inscrições, que superou a expectativa de 300 trabalhos. “Estou muito satisfeito com esse resultado. O Contecc deixará um legado para a sociedade”, diz o coordenador que aposta na iniciativa como forma de dar vazão à demanda criativa da área técnica sem desvalorizar a área acadêmica.

Outro entusiasta do Congresso, o conselheiro federal representante do Piauí, engenheiro civil Marcelo Morais, considera que o volume de inscrições revela “uma enorme demanda reprimida pela apresentação de trabalhos técnicos”. Ele também acredita que o Contecc gerará uma memória de informações e conhecimentos para a área tecnológica. “Os trabalhos serão disponibilizados no portal do Confea e na página do Contecc, que funcionarão como referência de pesquisa contribuindo para a formação profissional dos estudantes de todos os níveis de graduação e pós-graduação”, destaca. Para o conselheiro, o apoio do Confea no desenvolvimento dessa iniciativa inovadora está sendo fundamental para o alcance do resultado positivo. “Parabenizo o presidente José Tadeu pela percepção da relevância de se incluir o tema inovação no cenário do Sistema”, elogia Morais.

Sobre o Contecc
Com a criação do Congresso, o Sistema Confea/Crea visa articular a comunidade da Engenharia e da Agronomia do Brasil com a inovação para o desenvolvimento. Propõe também estabelecer ambiente adequado para discussão e análise de oportunidades de inovação nas atividades profissionais voltadas à Engenharia e à Agronomia no contexto do desenvolvimento do País, com foco nos temas inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, e interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas.

“Essa é uma temática que necessita de muita divulgação no País. E com apoio do Confea, que tem uma marca de respeito, podemos chegar aonde chegamos: a esse número expressivo de interessados em apresentar seus projetos ao público participante da 71ª Soea. Quanta riqueza estava escondida e quantas pessoas vão passar a saber das inovações tecnológicas projetadas por estudantes e profissionais do mercado”, avalia com entusiasmo a doutora em Engenharia Agrícola e integrante do GT organizador do Congresso Aline Costa Ferreira.

Equipe de Comunicação do Confea