Home > Destaque > Contecc recebe 570 inscrições de trabalhos técnicos e científicos

Contecc recebe 570 inscrições de trabalhos técnicos e científicos

logo_contecc2014_reduzidaA primeira edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) ganhou a atenção de estudantes e profissionais da área tecnológica. Cerca de 570 trabalhos foram inscritos para serem apresentados durante o Congresso que será realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) entre os dias 12 e 15 de agosto, dentro da programação da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (71ª Soea), em Teresina (PI).

De acordo com a organização do Contecc, foram recebidos 280 trabalhos de Agronomia, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos.

Ao longo do Congresso, os 21 trabalhos vencedores serão apresentados oralmente e os outros aprovados estarão disponíveis durante a conferência em forma de pôsteres. Até o dia 25 de julho, a comissão responsável por avaliar os trabalhos inscritos divulgará os resultados.

À frente do Grupo de Trabalho responsável por organizar o Congresso, o conselheiro federal e engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy comemora o saldo expressivo de inscrições, que superou a expectativa de 300 trabalhos. “Estou muito satisfeito com esse resultado. O Contecc deixará um legado para a sociedade”, diz o coordenador que aposta na iniciativa como forma de dar vazão à demanda criativa da área técnica sem desvalorizar a área acadêmica.

Outro entusiasta do Congresso, o conselheiro federal representante do Piauí, engenheiro civil Marcelo Morais, considera que o volume de inscrições revela “uma enorme demanda reprimida pela apresentação de trabalhos técnicos”. Ele também acredita que o Contecc gerará uma memória de informações e conhecimentos para a área tecnológica. “Os trabalhos serão disponibilizados no portal do Confea e na página do Contecc, que funcionarão como referência de pesquisa contribuindo para a formação profissional dos estudantes de todos os níveis de graduação e pós-graduação”, destaca. Para o conselheiro, o apoio do Confea no desenvolvimento dessa iniciativa inovadora está sendo fundamental para o alcance do resultado positivo. “Parabenizo o presidente José Tadeu pela percepção da relevância de se incluir o tema inovação no cenário do Sistema”, elogia Morais.

Sobre o Contecc
Com a criação do Congresso, o Sistema Confea/Crea visa articular a comunidade da Engenharia e da Agronomia do Brasil com a inovação para o desenvolvimento. Propõe também estabelecer ambiente adequado para discussão e análise de oportunidades de inovação nas atividades profissionais voltadas à Engenharia e à Agronomia no contexto do desenvolvimento do País, com foco nos temas inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, e interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas.

“Essa é uma temática que necessita de muita divulgação no País. E com apoio do Confea, que tem uma marca de respeito, podemos chegar aonde chegamos: a esse número expressivo de interessados em apresentar seus projetos ao público participante da 71ª Soea. Quanta riqueza estava escondida e quantas pessoas vão passar a saber das inovações tecnológicas projetadas por estudantes e profissionais do mercado”, avalia com entusiasmo a doutora em Engenharia Agrícola e integrante do GT organizador do Congresso Aline Costa Ferreira.

Equipe de Comunicação do Confea

Check Also

Riscos de desastres em áreas de risco foram analisados no Terça no Crea

Movimentos de terra, instabilidades do solo em encostas, inundações e enxurradas foram discutidos no Terça …