Coordenador Adjunto do Crea-PE participa, em Brasília, da reunião das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil

Da quarta (22) a sexta-feira (24.05), o coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Francisco Rogério de Carvalho Souza participou, em Brasília (DF), da 2ª reunião das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC).

A expectativa criada pela ação parlamentar agendada para a tarde marcou a abertura da 2ª reunião nacional das coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), realizada na manhã da quarta-feira (22), no Brasília Imperial Hotel, no centro da capital federal. Com a coordenação nacional exercida por Carlos Eduardo Domingues e Silva (Crea-PA), e a adjunta por Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior (Crea-MT), ambos engenheiros civis, os trabalhos da manhã destacaram os informes sobre atividades e propostas de temas apresentados pelos coordenadores a serem debatidos pelos membros da câmara nacional.

Na mesa coordenadora dos trabalhos, coordenador e adjunto estiveram ladeados pelos conselheiros federais Annibal Margon, engenheiro agrônomo Marcos Camoeiras, engenheiro civil que deu as boas-vindas em nome do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil Joel Krüger, Osmar Barros, engenheiro civil e Ronald Monte Santos, engenheiro mecânico, que se revezaram com a participação também de Zerisson de Oliveira Neto, engenheiro de produção mecânica.
Como anfitrião, Carlos Eugênio Franco, do Crea-DF, deu as boas-vindas em nome do regional e da cidade e Carlos Eduardo iniciou os informes solicitando sugestões sobre os assuntos que ele pode tratar quando da sua participação na próxima plenária do Confea.
Osmar Barros, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), colocou a comissão à disposição, e destacou “o trabalho que está sendo feito em conjunto com as Ceaps regionais na preparação de um manual de procedimentos”. Ele explicou que os 27 coordenadores foram divididos em cinco grupos com cada um tendo um segmento para sugerir os procedimentos a serem adotados por todos os Creas: Instituições de Ensino Superior; Registro de cursos; Atribuições Iniciais; Extensão de atribuições e Análises e possibilidades de atribuições, face à nova diretriz curricular homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Barros solicitou que os coordenadores de Civil colaborem com esse trabalho e entrem em contato com o coordenador da Ceap em seu estado. O conselheiro anunciou que em setembro, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), “a minuta do manual deve ser apresentada”.
Margon e Santos falaram da atuação do Confea, “junto a órgãos federais como a Secretaria do Trabalho”, e Santos destacou o trabalho desenvolvido para melhorar o Sistema Confea/Crea e alcançar uma melhor visibilidade junto à sociedade.
Camoeiras, que integra a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), disse das auditorias do Confea, dos Creas, das Comissões Permanentes, Temáticas e Especiais e da necessidade do bom funcionamento das câmaras.
“Somos auditados e fiscalizados por órgãos externos como o Tribunal de Contas da União (TCU), que trabalha com matriz de responsabilidades e dos relatórios de auditoria”, lembrou, antes de indicar a “importância do diálogo para vencer barreiras”.
Carlos Eduardo e Osmar Barros também defenderam estimular o diálogo entre os fóruns consultivos do Sistema e a participação de dos coordenadores em sessões plenárias do Confea e do Colégio de Presidentes de Creas, por exemplo.
Na grande maioria, os informes das comissões estaduais de Engenharia Civil, destacaram a participação em eventos, a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) – preparação da 10ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece em Palmas (TO), em setembro. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nacional, projetos de lei em tramitação no Congresso, o aprimoramento das auditorias, a criação dos conselhos e as atribuições que os técnicos de nível médio vêm assumindo.
Ação Parlamentar
Pouco antes do almoço, Guilherme Cardozo, assessor parlamentar do Confea, falou da agenda a ser cumprida no Congresso Nacional, onde, pela manhã, acompanhou o presidente Joel Krüger, no encontro com a senadora Kátia Abreu. Na pauta com os parlamentares, temas como emendas a projetos de lei e medidas provisórias, educação e licitação. Já o representante do Crea-PE, Francisco Rogério de Carvalho Souza, que também participou da ação parlamentar esteve no gabinete do deputado Federal Rafael Mota (RN).
Convênio com ABNT favorece profissionais
“Estamos requalificando nossa ação junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, disse o presidente do Confea ao citar a participação do federal e do regional de São Paulo (Crea), no processo eleitoral para a escolha do presidente da entidade e a assinatura do convênio que permite acesso dos profissionais do Sistema Confea/Crea às normas.