CP decide: Foz do Iguaçu sediará 73ᵃ Soea em 2016

DSCF4802
Representante da organização do SBEA, apresenta programa de trabalho do evento nacional

A apresentação do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, que será realizado em agosto de 2015, na cidade de Foz do Iguaçu, foi o primeiro ponto abordado na reunião do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua, na manhã desta quinta-feira (23). Ainda na reunião, o segundo assunto, sobre outro evento nacional, foi a apresentação do VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA, primeiro evento dessa natureza que será editado por entidades de classe. O encontro ocorrerá na cidade de Curitiba (PR), de 04 a 08 de setembro próximo.

DSCF4805
Presidente Joel Krüger apresenta relatório de Missão Internacional e defende a realização da 73 Soea em Foz do Iguaçu (PR)

Ainda dentro dos assuntos pautados pelo Crea-PR, o presidente Joel Krüger fez a defesa de candidatura do regional paranaense para sediar a 73ᵃ Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e o 9ᵒ Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a serem realizados em 2016. Embora, tenha trazido para a reunião uma apresentação com motivos para convencer que Foz do Iguaçu é o melhor local para a realização do evento, os outros dois estados: Minas Gerais e do Espírito Santo, que também se candidataram, declinaram das suas propostas, o que culminou na decisão sem a necessidade de votação. No entanto, com relação ao 9ᵒ CNP ainda não foi definido pelos presidentes o local de realização do evento que, por solicitação da organização da última edição, deverá ser realizado em data e local diferentes dos da Soea.

Atendendo à solicitação da mesa de trabalhos do CP, o conselheiro federal e coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – Contecc 2015, José Geraldo de Vasconcelos Baracuy, fez um breve relato sobre as providências que estão sendo tomadas pela organização do evento que acontece de 15 a 18 de setembro de 2015, em Fortaleza (CE), paralelamente a Soea. Com o tema “Sustentabilidade, água, energia e inovação tecnológica”, o evento tem como objetivo a divulgação dos trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento como também em revistas cientificas.

Os autores apresentadores dos 21 melhores trabalhos aprovados e selecionados pela comissão cientifica serão convidados a serem apresentados oralmente no evento e terão suas despesas com deslocamento e hospedagem custeadas pela organização do evento.

Já com relação à Expofitec, outro evento paralelo a Soea, o conselheiro federal Leonides Alves prestou alguns esclarecimentos quanto à organização da feira. “Queríamos patrocínio de empresas que, em havendo lucro, dividiriam com o Confea. No entanto não houve tempo hábil para trabalharmos essa proposta e fizemos a negociação com uma empresa que arcará com os custos e os riscos existentes”, explicou Leonides Alves.

Em seguida, o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, fez a apresentação da reunião da Comissão de Agrimensura, Agronomia, Geologia e Engenharia para o Mercosul (Ciam), realizada em Montevideo, de 19 a 21 de março. Na apresentação, o presidente do Crea-PR informou que participaram do encontro representantes do Brasil, Argentina e do Uruguai. Outro assunto discutido na missão internacional foi referente ao acordo firmado entre os países do Mercosul, em permitir o livre trânsito dos profissionais das áreas tecnológicas, aceitando as atribuições dadas pelo país em que o profissional foi graduado, para exercer atividade profissional em outro país por um período de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Para que isso aconteça, é necessário que o profissional apresente o contrato de trabalho celebrado no país que o recepcionará.

Outra questão discutida foi a indicação da cidade de Florianópolis (SC) para a realização da reunião da Ciam, entre os dias 9 a 11 de novembro, que, colocada em votação foi acatada pelos presidentes dos demais Creas, com apenas dois votos contrários. Também foi apresentado o calendário das próximas reuniões da Comissão para o restante do ano.

Após algumas propostas feitas pelo presidente do Crea-DF, Flávio Correia de Sousa, que não foram aprovadas pelo pleno, a reunião foi concluída e os trabalhos serão retomados a partir das 14h.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE