CREA Móvel estará na 25ª Cavalgada à Pedra do Reino

O CREA Móvel pega a estrada. Desta vez, para atender aos profissionais, empresas e à sociedade do município de São José do Belmonte, no Sertão do Pajeú, onde acontecerá, no próximo domingo (28 de maio), a 25ª Cavalgada à Pedra do Reino. O veículo é adaptado para prestar serviços do Conselho, antes só oferecidos na Sede e nas Inspetorias.

O colaborador do CREA-PE, Thiago Petterson, atenderá à demanda que vai existir em função da festa como: Registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de montagem de palco, iluminação, sonorização, entre outros.

Todo o trabalho do CREA Móvel será fruto da Fiscalização Dirigida que João Diniz, fiscal da Inspetoria de Serra Talhada fará, antecipadamente, no local do evento.

História – A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.