Crea-PE amplia investimentos em tecnologia: Fiscalização Inteligente

O Crea-PE, Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, tem realizado investimentos maciços na área de Fiscalização. O órgão desenvolve projeto amplo, já em tramitação, para  acesso ao PRODAFISC IIA – Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização, do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Geociências, segundo informações do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar.

Ele adianta que estão programadas ações de capacitação, e aquisição de equipamentos, sendo priorizado o uso de novas tecnologias. Explica que este processo através do PRODAFISC IIA, vem fortalecer a Implantação do Projeto de Fiscalização Inteligente, que traz um somatório de Georreferenciamento, associado ao Fiscrea – software mobile desenvolvido para Dispositivos Android e IOS, pelo Crea-BA, com quem foi firmado convênio.

Alencar destaca que o uso do aplicativo, por exemplo, visa concentrar todos os dados necessários para tomada de decisão do fiscal para registrar um documento de fiscalização com infração ou não, podendo também ser feita consulta sobre o itinerário dos fiscais, onde através da geolocalização o colaborador do Crea-PE terá em tempo real, as rotas que deverá realizar durante o dia,  ambos sincronizados com o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea-PE – SITAC.

A integração de dados gerados, conforme esclareceu, alimentados pelo Georreferenciamento, e pelo próprio sistema do Fiscrea, bem como pelos eventuais convênios pactuados com outros órgãos, contemplará diversas ferramentas e funcionalidades disponíveis, cuja utilização necessitam para seu pleno funcionamento, da aquisições de equipamentos, tais como servidores para web, tablets, computadores, notebooks e licenças. “Tudo isto é necessário para a renovação de parte dos equipamentos existentes, por outros que atendam às novas demandas, sendo também programada capacitação e treinamentos  específicos.”

O presidente reforçou o compromisso com a necessidade contínua de modernização, para tornar mais efetiva as ações fiscalizatórias, com abrangência em todas as áreas de atuação do Crea, no estado de Pernambuco. Este projeto de 2020, tem no seu escopo ainda,  a aquisição  de mais duas (02) caminhonetes PickUps 4×4, possibilitando a atuação em áreas de difícil acesso e estradas vicinais, antes não possível, acrescentou.

A área geográfica abrangida pela fiscalização tem extensão de 98.237 km², com uma área média de 4.907,46 km² por fiscal, com um total de 9.557.07 habitantes e 184 municípios, segundo a Gerência de Fiscalização do Crea-PE. Os setores econômicos mais pungentes no Estado são a construção civil (principalmente nas áreas metropolitanas da capital), o comércio, o turismo (no litoral e no agreste) a atividades do agronegócio e o extrativismo de minérios, no Sertão.