Crea-PE apoia ação da Prefeitura de Jaboatão no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Ação educativa acontece neste sábado (16) em frente à Igrejinha de Piedade. Banhistas, comerciantes e turistas podem ser voluntários

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, no Região Metropolitana do Recife, está mobilizando um mutirão para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praia neste sábado (16). A ação educativa vai acontecer na orla da Praia de Piedade, na altura da Igrejinha, e tem como intuito chamar a atenção dos banhistas, comerciantes e turistas para o descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) apoia a iniciativa, que faz parte do movimento Word Cleanup Day e pretende engajar a população para a responsabilidade na manutenção de espaços públicos, criando um ambiente mais limpo para todos. Qualquer pessoa pode participar do mutirão. Além da limpeza da faixa de areia da praia, haverá o recolhimento e a separação dos resíduos recicláveis para a pesagem. Todo o material necessário para a atividade será fornecido aos voluntários no local.

De acordo com a engenheira ambiental Thaís Patu, o Dia Mundial da Limpeza já faz parte do calendário da agenda ambiental do Conselho. “Esse ano todas as ações realizadas no Estado serão cadastradas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o que mostra o relevante trabalho que os voluntários vêm desenvolvendo na preservação do meio ambiente”, ressalta.

O terceiro sábado de setembro é dedicado para a limpeza de praias, rios e mangues em todo o mundo. O movimento teve início em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 milhões de pessoas se uniram para limpar as cidades, rios e comunidades. Com a adesão de outros países, a iniciativa foi rebatizada como o Dia Mundial da Limpeza. Atualmente, 191 países aderiram a essa inciativa para enfrentar o problema global dos resíduos.